Confira outros benefícios dos 5 chás que separamos para animar seus dias de inverno:
– Hortelã
Usada para diminuir gases e cólicas, essa folha também pode ajudar a combater o reumatismo, é expectorante e estimula o apetite. Bastante famoso pelo seu sabor delicioso, o chá de hortelã serve como anti-inflamatório, sendo capaz de auxiliar no combate a tosses e resfriados.
– Camomila
Com um aroma que traz sensação de tranquilidade, o chá de camomila ajuda a acalmar a mente e alivia o estresse, tornando-se uma ótima opção para relaxar antes de dormir. Além disso, ele tem propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas aliviando cólicas menstruais e indigestão.
– Guaco com limão e mel
Essa é uma receita tradicional para os dias frios, pois o guaco é uma planta com propriedades expectorantes que ajudam a aliviar a tosse e a congestão nasal, combatendo os sintomas de gripes e resfriados tão típicos do inverno. Ao colocar limão e mel, o sabor do chá fica gostoso.
– Alecrim com limão
Sabe aquela sensação de bem-estar? É isso que o chá de alecrim com limão proporciona com seus compostos e óleos essenciais. Ele também ajuda a regular as funções do fígado e a diminuir dores musculares, sendo importante aliado no combate ao cansaço.
– Gengibre com limão
O principal benefício deste chá é o reforço ao sistema imunológico, pois suas propriedades antioxidantes e seus compostos bioativos ajudam a aumentar a resistência do nosso corpo contra doenças comuns do inverno, como os resfriados e gripes. Além disso, ele melhora a rouquidão e a tosse.
Aproveite o inverno para explorar os diferentes sabores e aromas dos chás e desfrutar momentos de relaxamento. Mas não se esqueça que, se os chás oferecem benefícios, há possíveis contraindicações ou interações com remédios. Os chás não substituem os medicamentos e sempre é recomendável buscar orientação médica, caso você tenha algum sintoma.