Desde 2005, o Centro de Treinamento Unimed (CTU) oferece apoio financeiro e institucional às cooperativas Unimed da região do Centro Oeste Paulista. O intuito é manter ativo um projeto que ensina a jogar basquetebol e tem como público-alvo meninas entre 7 e 14 anos, em situação de vulnerabilidade social.
A inclusão social é facilitada por professores capacitados e o ambiente onde a prática esportiva acontece é seguro e saudável. “Os CTU’s investem na qualificação de profissionais do esporte por meio de cursos e palestras”, afirma Simone Bighetti, coordenadora técnica do projeto na região.
Além da oportunidade de jogar, as meninas recebem todos os materiais esportivos de que precisam e também assistem a palestras sobre saúde, cidadania, alimentação, sexualidade, relações familiares e drogas, entre outros temas.
A Federação Intrafederativa das Unimeds do Centro Oeste Paulista é a entidade que executa e mantém o projeto. Também realiza um intercâmbio entre os polos de treinamento mantidos pela Unimed em diversas localidades, promovendo jogos, torneios e visitas. Outra ação é monitorar os centros de treinamento, mensurando o desempenho e a frequência escolar das meninas que participam do projeto.
Além disso, todos os anos, a Intrafederativa realiza os Jogos Unimed de Basquete Feminino, que reúnem cerca de 500 meninas entre 7 e 17 anos. Trata-se de um trabalho completo, que não só viabiliza acesso à prática esportiva, mas promove cidadania e inclusão social, atingindo também a educação formal e os cuidados com a saúde.
Atualmente, 11 das 13 Unimeds da região Centro Oeste Paulista fazem parte da iniciativa. São quase duas mil crianças envolvidas. A comunidade toda faz parte do trabalho. A busca incansável por parcerias com instituições educacionais, comerciais, industriais e até mesmo públicas propiciou a criação de vínculos e integrou entidades e pessoas interessadas em fazer essa iniciativa crescer cada vez mais.
Fonte: Unimed e Seguros Unimed