O fracionamento de recibo é um crime passível de punição com base na lei. Isso porque este paciente não fez duas consultas em dias diferentes. Ele também não pagou metade do valor em cada uma delas. A consequência desta atitude dele (e também da clínica/consultório, caso aceite o pedido) é que a operadora de saúde acabará arcando com um custo duas vezes maior do que aquele ao qual o paciente teria direito.
Tanto o paciente que recebe as notas fiscais ou recibos fracionados quanto o estabelecimento que emite podem ser considerados fraudadores, porque o pedido de reembolso deve informar corretamente o procedimento ou a consulta realizada, assim como o valor efetivamente desembolsado, para que o pagamento seja feito de acordo com o que está no contrato.
É importante entender que o fracionamento de recibo prejudica todo mundo que possui o mesmo plano de saúde. Isso porque o valor do seguro saúde é definido com base no número de procedimentos, exames, consultas, internações e reembolsos realizados pelo grupo de beneficiários.
As ações inadequadas de alguns acabam prejudicando todos financeiramente já que os valores pagos indevidamente como reembolso aumentam o custo geral do seguro saúde e, consequentemente, tornam as mensalidades mais altas para todos os beneficiários. Por isso, a campanha “Saúde sem fraude”, organizada pela FenaSaúde, vem alertando à sociedade sobre as principais fraudes sofridas pela área da saúde suplementar, como: reembolso sem desembolso, reembolso assistido, o falso procedimento, o empréstimo de carteirinha de plano de saúde, o fracionamento do recibo, entre outras.
O objetivo da campanha é esclarecer, informar e orientar sobre as boas práticas e o uso adequado dos serviços dos planos de saúde para garantir a sustentabilidade do segmento. Com acesso a informações corretas, os beneficiários não correm o risco de praticar condutas ilícitas que tragam penalidades e acarretam no cancelamento do plano. Caso você tenha alguma dúvida em relação ao seu processo de reembolso, procure sua operadora. Todas dispõem de número gratuito de atendimento ao cliente e também de Ouvidoria.
Lembrando que a Unimed conta com uma vasta rede de profissionais, clínicas, hospitais e laboratórios de qualidade. Dê preferência ao atendimento pela rede credenciada, pois ele é muito mais simples e sem burocracias: o paciente só apresenta o documento de identidade e a carteirinha, não precisando desembolsar nada na hora nem ir atrás de documentação para reembolso.
E se você quiser saber mais detalhes da campanha “Saúde sem fraude”, acesse: www.saudesemfraude.com.br