A atitude pode, às vezes, ser ingênua, mas, desde 2022, os dados pessoais foram reconhecidos como direitos fundamentais pela LGPD, que enfatizou a importância de protegê-los.
Entenda quais os cuidados você deve ter com seus dados para não cometer fraudes que possam causar o cancelamento do seu plano, a exclusão de beneficiário, a solicitação de reparação de danos por parte da operadora, além de sanções cíveis e criminais:
Contrato
Atenção às informações porque elas são fundamentais para definir as condições do seu contrato. Antes de assinar, revise tudo junto ao seu corretor para ver se todos os dados estão corretos e se não há nada inverídico.
Declaração de saúde
Nela, você registra doenças ou lesões que já teve. Pode haver a Cobertura Parcial Temporária (CPT) em procedimentos de alta complexidade, leitos de alta tecnologia e procedimentos cirúrgicos que só ficarão disponíveis após 24 meses de contrato para as doenças preexistentes.
Muita gente não sabe, mas tem o direito de preencher o documento orientado por um médico credenciado pela operadora para tirar dúvidas. E cuidado: omitir doenças ou lesões é fraude!
Carta de permanência
Ela é necessária para fazer a migração para outra operadora. A informação do tempo de permanência no plano de origem é essencial (e não pode ser adulterada) para que a nova operadora consiga avaliar corretamente o aproveitamento das suas carências.
Carteirinha
O plano de saúde deve ser utilizado única e exclusivamente pelo beneficiário, ou seja, assim como você não empresta sua identidade, nem seu CPF, não deve emprestar sua carteirinha.
Guia de atendimento
Após ser atendido no consultório ou laboratório, sempre confira se você realizou todos os procedimentos lançados na guia de atendimento. Não assine documentos em branco. O prestador que lança atendimentos diferentes do realizado pode ser descredenciado e sofrer sanções.
Login e senha
Não compartilhe seu acesso ao portal do paciente ou aplicativo do plano de saúde porque terceiros podem utilizar as informações de forma inadequada: trocando seus dados bancários, alterando valor de reembolso ou solicitando o reembolso de procedimentos não realizados, entre outras coisas.
Caso você desconfie de uso incorreto dos seus dados pessoais, reporte à sua operadora e acione as autoridades policiais. Para mais informações sobre fraudes na área da saúde suplementar, acesse: https://saudesemfraude.com.br/ .