A asma é uma doença crônica que afeta as vias respiratórias, causando sintomas desagradáveis que impactam na qualidade de vida das pessoas afetadas. No entanto, com o tratamento adequado, é possível controlar esse problema respiratório.
Provavelmente você conhece alguém que sofre de asma, isso se você mesmo não tiver sido diagnosticado com essa condição, já que essa doença respiratória crônica afeta cerca de 23% da população brasileira. Sendo assim, é muito importante saber quais são os sintomas dessa enfermidade e quais são os tratamentos disponíveis.
A asma é frequentemente diagnosticada na infância e persiste ao longo da vida da pessoa, pois ainda não possui cura. Mas, é possível controlá-la por meio de tratamento adequado. Os adultos também podem ser diagnosticados com esse problema respiratório, sendo comum que a asma esteja relacionada a fatores como estresse, ansiedade e tabagismo.
Continue lendo este texto para entender melhor o que é essa doença respiratória crônica, como ela é diagnosticada, quais são os tratamentos mais indicados e como evitar as crises de asma.
O que é asma?
A asma é uma reação alérgica a algo que o organismo reconhece como um inimigo. Como resposta, o sistema imunológico libera algumas substâncias inflamatórias que estreitam os brônquios, que são as vias aéreas responsáveis por levar ar até os pulmões.
O estreitamento e a inflamação dos brônquios faz com que a passagem de ar seja reduzida e que a quantidade de muco no pulmão aumente. Esse processo é uma maneira de o organismo tentar expulsar o agente invasor.
Quais são os tipos de asma?
Essa doença respiratória crônica pode ser classificada de diferentes formas. Saber quais são os tipos de asma é muito importante para poder identificar as causas dessa condição, confira a seguir como essa condição é dividida:
- Asma alérgica: é desencadeada por agentes alergênicos (poeira, pelos e mofo);
- Asma não alérgica: na maioria das vezes é desencadeada por fatores como clima, estresse e tabagismo.
Veja também: As 10 principais doenças crônicas e como tratá-las
Quais são os principais sintomas dessa condição?
Alguns dos sintomas de asma podem ser confundidos com outras enfermidades. Por isso, é fundamental procurar um médico para que ele possa diagnosticar o seu quadro corretamente. Os principais sinais são:
- Dificuldade de respirar;
- Chiado no peito;
- Tosse seca
- Desconforto no peito;
- Irritação na garganta;
- Presença de muco;
- Falta de ar durante a noite;
- Infecções respiratórias frequentes;
- Odores fortes.
Esses sintomas podem se agravar em algumas situações, como mudanças de temperatura e realização de atividades físicas intensas, principalmente aquelas que são feitas ao ar livre e à noite.
Quais são as causas da asma?
Existem vários fatores que podem estar relacionados a essa condição, inclusive a genética. Isso porque é comum encontrar pessoas da mesma família que são asmáticas. Os principais fatores ambientais que podem desencadear crises respiratórias são:
- Exposição a fungos, ácaros, pólen e poeira;
- Pelos de animais;
- Mudanças bruscas de temperatura;
- Poluição;
- Tabagismo ou exposição excessiva a fumaça de cigarro;
- Estresse e ansiedade;
- Infecções causadas por vírus ou bactérias;
- Sinusite;
- Uso de alguns medicamentos.
Veja também: Que tal se livrar da dor de cabeça de uma vez por todas?
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico de asma é feito por um médico, geralmente um pneumologista. Para identificar qual é o problema do paciente, o profissional vai realizar um exame clínico e analisar os sintomas da pessoa.
Além disso, o médico também pode solicitar alguns exames, como a espirometria, que identifica a função pulmonar do paciente
Quais são os principais tratamentos para asma?
Após o diagnóstico de asma, o médico pode prescrever medicamentos para prevenir e controlar crises. Dependendo da gravidade do quadro do paciente, o uso de medicamentos pode ser contínuo. Porém, em outros casos, algumas pessoas só necessitam tomar medicamentos durante uma crise específica.
É muito importante seguir todas as recomendações médicas para evitar que essa doença se agrave. Uma doença respiratória crônica não tratada pode desencadear problemas de saúde mais sérios.
Os medicamentos prescritos pelo médico irão variar de acordo com a condição do paciente. No caso de um quadro mais grave, podem ser receitados corticoides e anti-inflamatórios. Além disso, um tratamento comumente utilizado para a asma é o uso da bombinha, que age dilatando as vias aéreas e melhorando a respiração do paciente.
Veja também: Dermatite crônica: como ela afeta a saúde e o bem-estar da pessoa
Como prevenir as crises de asma?
Tão importante quanto conhecer o tratamento para essa enfermidade é saber como prevenir as crises de asma. Para isso será necessário:
- Não fumar;
- Manter o ambiente sempre limpo e bem ventilado;
- Evitar contato com agentes alergênicos (poeira, ácaros e pelos de animais);
- Evite usar tapetes, carpetes e cortinas;
- Colocar uma capa antialérgica no seu colchão;
- Dar preferência para roupas de cama antialérgicas;
- Tentar controlar o nível de estresse;
- Beber muita água.
Quem tem asma pode praticar esportes?
Praticar uma atividade física regularmente, pelo menos três vezes por semana, por uma hora, ajuda bastante a controlar as crises de asma. Isso porque o exercício melhora a capacidade cardiorrespiratória e reduz a ansiedade.
Prova disso é que existem vários atletas, inclusive olímpicos, que são asmáticos, como o nadador brasileiro Cesar Cielo e a jogadora de futebol Marta.
Como tratar crianças que sofrem com asma?
Uma criança que sofre com asma costuma apresentar os mesmos sinais que um adulto com essa condição. Sendo assim, se o seu filho tiver alguns dos sintomas elencados neste artigo, procure um médico para que ele possa diagnosticar e tratar a sua criança.
A prevenção de crises de asma em crianças segue os mesmos princípios dos adultos. Contudo, caso o seu filho tenha muitos bichos de pelúcia, procure higienizar esses brinquedos frequentemente, pelo menos uma vez por semana, e não deixe que eles fiquem perto da cama.
Caso você suspeite que o seu bebê está sofrendo com asma, confira quais são os principais sintomas que as crianças de colo costumam apresentar:
- Muita tosse;
- Muita sonolência;
- Lábios roxos;
- Dificuldade para comer e dormir;
- Respiração mais rápida do que o normal.
Agora que você já sabe o que é asma, tente identificar se você ou os seus filhos apresentam algum dos sintomas dessa condição e, em caso positivo, procure um médico para receber um diagnóstico preciso e começar o tratamento.
Para obter mais informações atualizadas sobre saúde e bem-estar, baixe o Super App da Seguros Unimed no seu celular.