A frase “Nós estamos aqui por vocês. Por favor, fiquem em casa por nós” tornou-se o lema de uma campanha para conscientizar as pessoas sobre a importância do isolamento social voluntário no combate ao covid-19.
O movimento iniciou quando um grupo de médicos e enfermeiros foi fotografado com cartazes em que se lia “We stay here for you, please stay home for us”. A foto original teria sido feita em um hospital americano. Após ganhar as redes sociais, tornou-se uma campanha em escala global. No Brasil, de norte a sul, diversas equipes de profissionais de saúde divulgaram suas mensagens para sensibilizar a população.
No mais recente comunicado emitido pela Organizado Mundial de Saúde (OMS), no dia 25 de março, a indicação do isolamento social para reduzir a pressão nos sistemas de saúde foi reiterada. A tese é endossada por expressivas entidades de saúde do país, como a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Segundo o médico Sidney Klajner, presidente do hospital Albert Einstein, onde foi registrado o primeiro caso do novo coronavírus em território brasileiro, o confinamento é necessário para evitar picos de transmissão como registrados em países europeus, mas, de acordo com o controle da doença, medidas devem ser reavaliadas para que haja a retomada da economia.
O site Stay Home, Save Lives reuniu dicas para que cada pessoa possa colaborar com os profissionais de saúde durante o período da pandemia do covid-19. No endereço virtual, a frase “fique em casa, salve vidas” está traduzida em 10 línguas, do árabe ao hindu, para ser compartilhada mundo afora.