A afta na gengiva é uma pequena úlcera dolorosa que aparece na mucosa bucal, incluindo a gengiva. Ela é geralmente redonda ou oval, com uma borda vermelha e um centro branco ou amarelo. As causas podem variar, incluindo traumas locais, estresse, deficiência nutricional ou fatores imunológicos.
Se você quer saber mais sobre os sintomas de afta na gengiva, as principais causas e como tratá-la, continue lendo este artigo e saiba mais!
O que são as aftas na gengiva?
As aftas, também chamadas de estomatite aftosa, são pequenas úlceras, uma lesão muito comum que pode aparecer em qualquer parte da boca.
Aftas tem uma aparência esbranquiçada ou, por vezes, um pouco amarelada. Quando pequenas, podem causar ardência, dor e desconforto, enquanto as aftas maiores podem ocasionar o inchaço na gengiva.
Via de regra, elas não oferecem riscos à saúde bucal, mas é importante se atentar caso ela permaneça por muito tempo ou caso você lide com aftas recorrentemente.
Aftas tem uma aparência esbranquiçada ou, por vezes, um pouco amarelada. Quando pequenas, podem causar ardência, dor e desconforto, enquanto as aftas maiores podem ocasionar o inchaço na gengiva.
Existem três tipos de aftas:
- menor: pequenas, de coloração branca com uma vermelhidão ao redor, são as mais comuns;
- maior: mesma coloração da afta menor, porém leva mais tempo para sarar;
- herpetiforme: grupo de pequenas lesões mais dolorosas do que os dois tipos anteriores que podem inclusive atrapalhar na alimentação e fala.
Em outros termos, a condição nada mais é do que a reação inflamatória do organismo ao tentar regenerar a área lesionada. Se em até três semanas a afta não tiver desaparecido, é importante consultar um dentista.
Quais são as principais causas da afta?
Não existe uma lista definitiva de causas da afta na gengiva ou em demais regiões da boca. No entanto, existem fatores imunológicos, genéticos e até mesmo psicológicos que podem facilitar seu surgimento. Alguns deles são:
- intolerância ou alergia a determinados alimentos;
- falta de ferro no organismo;
- deficiência de vitamina B12;
- alimentos muito ácidos, picantes ou quentes que possam lesionar a gengiva;
- desequilíbrio hormonal, ocasionado por medicamentos, gravidez, menopausa ou outros fatores;
- predisposição genética;
- doenças que alterem o pH da boca;
- algumas doenças autoimunes, como vitiligo ou lúpus.
Basicamente, qualquer coisa que danifique o tecido epitelial pode levar à formação da afta na gengiva.
Quais os sintomas das aftas na gengiva?
Você pode ter curiosidade sobre os sintomas de afta na gengiva, por isso vamos te informar como identificar o surgimento delas a seguir:
- Formação de feridas arredondadas no interior das bochechas, lábios e gengiva;
- Ardência ou dor na região gengival;
- Inchaço na região.
Qual o tratamento para as aftas na gengiva?
Não existe uma forma específica de curar a afta na gengiva, porque, conforme a Associação Americana de Odontologia (ADA), elas cicatrizam naturalmente em até 2 semanas após o aparecimento.
Mas se o incômodo for muito, ou você estiver em busca de um remédio caseiro para aliviar a dor da afta na gengiva, algumas boas opções são:
- Gotas de extrato de própolis;
- Bochecho com água e sal;
- Gelo;
Veja mais: 5 remédios caseiros para afta: para um alívio natural
Como prevenir a afta na gengiva
Como dissemos, não há uma lista fechada de causas para a afta e, além disso, nem todas são possíveis de prevenir. No entanto, há hábitos e comportamentos que você pode adotar para reduzir as chances de lidar com a dor e desconforto de aftas na gengiva.
Além disso, esses hábitos ajudarão inclusive o seu organismo a se recuperar mais rápido no caso do aparecimento de uma afta.
Alguns deles são:
Mantenha uma alimentação saudável e rica em nutrientes.
A alimentação saudável é uma que ajuda a balancear o pH do estômago, evitando a acidez. Além disso, adicione alimentos ricos em ferro e em vitamina B12 à sua dieta, tais como o feijão e a couve (ferro), ou salmão, fígado de boi e frango, carnes, atum, caranguejos e alguns outros frutos do mar.
Cuidado com alimentos ácidos e muito quentes
Alimentos muito quentes podem causar pequenas queimaduras no tecido epitelial, e durante a cicatrização pode ser que apareçam aftas. Por isso, cuidado com a temperatura dos alimentos e bebidas.
Além disso, como explicamos, o pH ácido da boca ocasiona a afta, então evite o consumo excessivo de alimentos ácidos.
Higienize bem os dentes e passe fio dental
Uma boa higienização dental é fundamental para uma boa saúde da boca. Além disso, evite escovas de dentes com cerdas duras cuja fricção pode traumatizar a área.
Você está lidando com o incômodo de uma afta na gengiva? Torcemos para que melhore logo. Para isso, adote as dicas desse conteúdo e, se quiser melhorar seus hábitos, comece aprendendo tudo sobre escovação!