A vermelhidão surge primeiro nas bochechas e no nariz e pode chegar até o queixo e a testa. Em casos mais graves, dá para ver vasos sanguíneos, inchaço e bolinhas inflamadas com e sem o centro esbranquiçado (pus), conhecidas como pápulas e pústulas.
Junto com a aparência que lembra uma “máscara” avermelhada, vem a sensação de queimação, formigamento ou picada na pele e crises de calor quando você usa água ou produtos no rosto. Em alguns casos, ocorre a rosácea ocular que se parece com uma conjuntivite e deixa seus olhos secos, vermelhos e irritados.
Todas as idades e grupos étnicos podem enfrentar a rosácea, mas as pessoas mais propensas a desenvolver a condição possuem:
– Pele clara e sensível: quem tem ascendência europeia é mais suscetível à rosácea;
– Meia-idade: ela é mais comum entre 30 e 50 anos;
– Sexo feminino: aparece um pouco mais em mulheres, mas os homens, geralmente, desenvolvem as formas mais graves;
– Histórico familiar: se algum parente próximo teve, os riscos podem aumentar;
– Acne: quem tem histórico de acne grave está mais propenso à condição.
É claro que nem todos os indivíduos com fatores de risco desenvolverão a inflamação na pele. Outras situações que podem desencadear ou piorar os sintomas da rosácea são:
– Exposição excessiva ao sol e aos raios ultravioletas (UV);
– Mudanças bruscas de temperatura, vento e clima seco;
– Alimentos picantes, ricos em histamina, queijo, cafeína e bebidas alcoólicas, principalmente vinho tinto;
– Alterações hormonais (como as da gravidez), estresse e a ansiedade.
A rosácea pode ser confundida com a acne rosácea. Por isso, se você tiver alguma suspeita, não saia se automedicando. Procure um dermatologista para fazer o diagnóstico correto e para entender tratamentos e cuidados que controlem essa condição. E lembre-se que algumas mudanças de hábito podem ajudar a evitar a rosácea, como não se expor ao sol nem a mudanças rápidas de temperatura. Inclua protetor solar na sua rotina e, na hora de tomar banho ou lavar o rosto, não use água muito quente. Caso as manchas apareçam, tente relacionar quais os alimentos e bebidas que você ingeriu e se passou algum tipo de cosmético.