A entorse é uma lesão ligamentar traumática, ou seja, uma ruptura, ou estiramento, que afeta os ligamentos de determinada articulação.
Os casos mais comuns são de torção no joelho, tornozelo e dedos da mão. Ela ocorre por causa de movimento brusco, principalmente durante a prática de esportes de contato, como futebol e basquete.
Neste post vamos esclarecer suas dúvidas sobre o que é entorse, quais são os seus sintomas e como é possível tratá-la. Confira!
Como a entorse é diagnosticada?
Para diagnosticar a entorse o paciente deve consultar um médico que realizará um exame clínico e radiografia. Só assim é possível identificar o quadro e sua gravidade.
Quais os sintomas da entorse?
Os sintomas dependem da intensidade da lesão: leve (grau 1), moderada (grau 2) e grave (grau 3). Mas, em geral, os sinais de entorse envolvem:
- inchaço;
- dor;
- instabilidade do membro afetado.
Qual o tratamento de entorse?
O tratamento de entorse de grau 1 consiste, basicamente, em repouso, compressas de gelo e uso de anti-inflamatório e analgésico nas primeiras 24 horas após a lesão. Já no caso de tratamento de entorses grau 2 e 3, é necessário também imobilizar temporariamente a articulação lesionada.
Se houver alguma torção, como entorse no tornozelo, os primeiros socorros são basicamente a imobilização e aplicação de gelo no local machucado até a consulta médica.
Você pode prevenir essas torções tomando alguns cuidados simples: capriche no aquecimento antes de praticar atividades físicas, faça alongamento pós-treino, evite salto alto no dia a dia e aplique compressas frias nas articulações com risco de entorse depois de se exercitar.
Agora que você sabe o que é entorse, aproveite para ler nosso post sobre a atuação do médico reumatologista no tratamento de doenças inflamatórias que atacam o tecido conjuntivo, inclusive as articulações.
achei deveras curioso esta pagina de consulta sobre a entorse, acho muito importante os jovens de hoje em dia conhecer estas tão temidas lesões.