Cair da escada, encostar a mão no forno logo após desligar, derrubar algo de vidro nos pés… quem nunca se encontrou em uma situação que pudesse resultar em um desses desastres? Todos os dias, passamos por várias situações que podem causar acidentes domésticos sem sequer perceber ou pensar em como evitar.
Não queremos que você fique com medo ou tenso. Seu lar é o local onde você pode e deve descansar, relaxar e se sentir bem. Mas para isso, é importante saber se prevenir contra incidentes que possam causar ferimentos e complicações na sua vida e na das pessoas que vivem com você.
Por isso, preparamos um conteúdo completo elencando os acidentes domésticos mais recorrentes nas famílias brasileiras e trazendo dicas de como se prevenir, como evitá-los e o que fazer caso alguma coisa infelizmente aconteça. Continue lendo!
Quais os principais tipos de acidentes domésticos?
Quando pensamos em acidentes que podem acontecer em casa, existem vários tipos que podem acontecer. No entanto, os principais, conforme dados de pesquisas e do relatório de prevenção emitido pela Secretaria Nacional da Família, os principais tipos aos quais se atentar são:
- queimaduras;
- intoxicação química ou alimentar;
- escoriações;
- fraturas;
- desmaios;
- convulsões;
- choques;
- afogamentos.
Cabe ressaltar que algumas delas são mais propensas de acontecer com crianças e adolescentes, mas é importante se atentar a todos.
Explicaremos como se prevenir contra cada um deles a seguir.
Quais os meios de evitar acidentes domésticos?
Acidentes diferentes requerem formas de prevenção diferentes. Por isso, passaremos pelos principais elencados neste conteúdo.
1. Queimaduras
Existem vários fatores que podem provocar queimaduras em casa, seja em adultos ou crianças. Panelas quentes deixadas na bancada, forno elétrico exposto de modo que alguém possa acidentalmente esbarrar e queimaduras provocadas por produtos químicos são apenas alguns exemplos.
Elas também podem acontecer ao derramar bebidas como café ou chocolate quente, ou, no caso de crianças, ao entrar no chuveiro com a água escaldante.
Para prevenir esses acidentes, separe um lugar na cozinha para utensílios que acumulam muito calor, como torradeiras, fornos elétricos e máquinas de fazer misto-quente.
Deixe-os afastados de beiradas de bancadas, cercados por madeira em armários, protegidos de contato direto acidental. A ideia é que eles sejam acessíveis apenas quando alguém quiser utilizá-los.
Quem tem crianças em casa deve cuidar para não deixá-las abrir ou manusear o chuveiro sozinhas caso ainda não saibam controlar a temperatura. Além disso, sente-se com elas e explique que devem sempre chamar um adulto ou, caso sejam maiores, testar a temperatura da água de forma superficial antes de entrar.
No caso de produtos químicos, a dica se assemelha à da cozinha: coloque-os fora do alcance eventual dos moradores, de forma que só sejam acessíveis quando alguém propositalmente buscar por eles.
2. Intoxicação Alimentar
A intoxicação alimentar pode ser causada ao consumir alimentos vencidos, estragados ou que não foram corretamente armazenados. Para evitar, é importante sempre olhar a data de validade, analisar se as frutas não estão mofadas e armazenar cada alimento no local e temperatura indicados nas embalagens.
3. Fraturas e escoriações
Fraturas e escoriações são normais na vida de todos. Arranhar a perna, quebrar o braço ou torcer o pé são acontecimentos péssimos que não desejamos a absolutamente ninguém, mas infelizmente acontecem comumente.
No entanto, há três grandes provocadores que você pode evitar: escadas, objetos de vidro e falhas nos pisos.
Garanta que todos os pisos da casa, externos e internos, não tenham falhas, não sejam escorregadios e não tenham buracos. Isso garante que ninguém vai cair ou torcer o pé.
Além disso, sempre verifique se a escada está nivelada e em bom estado antes de utilizá-la para alcançar locais mais altos.
Quanto ao vidro, o ideal é manusear em cima de uma superfície, como mesa ou bancada. No entanto, caso derrube um copo ou prato, limpe e aspire bem o local para assegurar que nenhum caco ficará no chão.
4. Desmaios e convulsões
Desmaios e convulsões não são tão comuns quanto as demais causas, mas podem ocorrer e levar a ferimentos graves. Caso os desmaios e convulsões sejam causados por patologias e questões neurológicas, é importante buscar orientação médica.
No entanto, há alguns fatores que são conhecidos por causar queda brusca de pressão:
- calor excessivo;
- desidratação;
- jejum prolongado.
Por isso, beber água, alimentar-se em frequência saudável e buscar sombra e ambientes mais frescos em épocas de calor é extremamente importante.
5. Choques elétricos
Choques elétricos ocorrem muito principalmente em lares com crianças e tomadas desprotegidas. No entanto, também podem acontecer em noites de tempestade, ao tentar desconectar algum fio, ou mesmo ao mudar a temperatura do chuveiro sem, antes, desligá-lo.
Por isso, proteja tomadas caso tenha crianças em casa, sempre desligue o registro elétrico antes de fazer quaisquer procedimento na rede e busque não mexer em fiações em dias tempestuosos.
6. Afogamentos
Afogamentos são acidentes domésticos perigosos em casas com piscinas, banheiras ou jacuzzis. A melhor forma de prevenção é garantir que o piso ao redor das piscinas não seja escorregadio e cercar áreas profundas no caso de crianças em casa.
Proteja-se contra acidentes e proteja aqueles que você ama
Acidentes domésticos podem ser assustadores e sempre torcemos para que nunca aconteçam. No entanto, é importante saber se prevenir e, ainda, se preparar para lidar com eventuais incidentes.
Para isso, contar com um seguro de vida que garanta amparo em caso de acidentes que causem invalidez é fundamental para tranquilizar a si mesmo e a quem você ama. Confira tudo sobre o seguro de vida e de acidentes pessoais e veja condições essenciais desse produto para você!