A saúde bucal tem uma relação direta com a saúde geral, pois, a boca interage com todas as estruturas do corpo. Uma má condição de higiene oral pode causar doenças bucais, que, por sua vez, pode desencadear algumas enfermidades, uma vez que a boca é porta de entrada de microrganismos que podem fazer mal para o corpo.
Dessa forma, bons hábitos de higiene bucal devem ser incentivados desde cedo para garantir mais saúde ao longo da vida. Uma má higiene pode causar doenças bucais que pode levar a enfermidades ou agravar aquelas que já estão instaladas. Adiar um atendimento odontológico pode causar riscos à saúde. Uma pequena restauração quebrada pode se agravar e prejudicar. Cito um caso entre a saúde das gengivas e diabetes, assim como uma conexão com doenças cardíaca, as duas condições estão bastante relacionadas a quadros inflamatórios.
Entretanto, outro ponto relevante para uma boa saúde é o hábito alimentar. Manter uma alimentação saudável, reduzindo os alimentos doces, principalmente entre as refeições, é essencial para a saúde bucal. O consumo exagerado do açúcar pode constituir fator de risco para a cárie dentária e outras doenças.
A limpeza dentária pode estabilizar a condição gengival, uma escovação diária e cuidadosa após cada refeição e, especialmente, antes de dormir, com uma escova de dentes de tamanho adequado, cerdas macias e creme dental com flúor, e claro, completando com o uso do fio dental e um enxaguante bucal.
O dentista é o profissional capacitado para avaliar o estado geral da saúde bucal e se há indícios de lesões que possam evoluir para uma possível inflamação da gengiva que pode comprometer a saúde como um todo. Assim, as visitas regulares são fundamentais para a prevenção de problemas. Na consulta é possível fazer uma limpeza especializada. Por mais capricho que se tenha nos cuidados diários, o processo pode evitar o acúmulo de placa bacteriana e tártaro.