Desde que o isolamento social foi implementado para tentar conter a disseminação do novo coronavírus, os pequenos empreendimentos fora da lista de serviços essenciais tiveram que se adaptar para continuar funcionando durante a pandemia. Para isso, a presença digital tornou-se essencial para suprir as necessidades dos clientes.
As compras online apresentaram um aumento de 30% entre março e abril, segundo o levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Estima-se ainda que, durante a pandemia, o e-commerce – comércio eletrônico – ganhou pelo menos 4 milhões de novos consumidores.
Segundo Junior Borneli, fundador da escola de negócios StartSe, é muito importante estar nas principais redes sociais para que a empresa seja encontrada pelos seus clientes.
“Para os que já estão na internet, o grande desafio é se destacar no meio de tantas ofertas. Afinal, existiam duas grandes vitrines de vendas: a das lojas e a da internet. A das lojas infelizmente está fechada e todos tiveram que correr para a internet. Isso gerou uma confusão enorme, uma vez que todos estão disputando os mesmos clientes”, afirma.
Como os pequenos empreendimentos podem atrair os clientes
Manter a conexão com os consumidores no meio digital pode ser um dos maiores desafios desse momento, afinal as lojas físicas costumam ter um apelo maior. “É cada vez mais necessário se relacionar com o cliente, seja por telefone, WhatsApp, conference call ou vídeo. A dica é não perder o ‘time’ (tempo) da excitação do consumidor, ou seja, trazê-lo e mantê-lo o mais próximo possível da empresa”, destaca Joeval Martins, especialista em canais de vendas e professor da IBE Conveniada FGV.
Outra dica que pode ajudar a conquistar os clientes é criar conteúdos para falar das vantagens daquele produto nas redes sociais. Por exemplo, se o pequeno empreendedor individual trabalha com frutas, pode criar um vídeo ou texto explicando os benefícios que se tem ao consumir aquela fruta, aconselha Borneli.
“Dessa forma, você gera valor para os clientes mesmo antes deles comprarem os seus produtos e, quando decidirem comprar, eles vão se lembrar primeiro da sua empresa. O importante é mostrar relevância para os consumidores e que vejam na sua empresa uma ótima opção para satisfazerem suas necessidades”, explica.
Quais meios utilizar para vender na internet?
Montar uma plataforma de comércio eletrônico exige planejamento, dinheiro e tempo, por isso a solução mais rápida para o momento de crise são as redes sociais ou o marketplace de varejo para vender seus produtos mediante o pagamento uma comissão. Atualmente, as plataformas mais conhecidas são a Amazon, Submarino, Mercado Livre, Americanas e Magazine Luiza. Avalie suas estratégias e veja qual a melhor ferramenta para o seu negócio.
Além disso, é importante ter em mente que o comércio digital é muito competitivo pela variedade produtos que os clientes encontram. Portanto, para se destacar, é fundamental garantir a boa exposição do produto. Dedique-se na produção de conteúdo para criar engajamento, ou seja, fortalecer a proximidade e interação entre a empresa e os consumidores.
De acordo com Borneli, nas redes sociais, é essencial ser verdadeiro. “É preciso criar uma linguagem adequada para as pessoas que seguem o perfil da empresa e ser frequente nas publicações. Aliás, esse é um dos segredos para ter mais seguidores e pessoas engajadas: postar, com frequência, conteúdos relevantes e conectados com a sua audiência”, diz.
Lembre-se ainda de oferecer um bom atendimento para atrair os clientes. “É importante responder nas redes sociais e dar a atenção às dúvidas. O consumidor em potencial precisa ter uma boa experiência de compra e isso pode ser feito com zelo, gentileza, envio de fotos complementares e recomendações adicionais. Assim, a pessoa fica encantada e pode decidir comprar”, afirma Lucas Hahn, coordenador estadual de comércio e mercado do Sebrae/PR.
Três erros para evitar nas vendas online
Para ter mais chance de manter seus clientes, conquistar novos e assim manter o negócio funcionando, o pequeno empreendedor individual precisa tomar alguns cuidados. Os especialistas listaram três erros que devem ser evitados. Confira:
1) Dificuldade na hora de comprar: facilitar o processo de compra pode ampliar a chance de gerar receita. Simplifique a venda, insira fotos dos produtos, descrição detalhada, facilite o mecanismo de busca e ofereça várias opções de pagamento;
2) Falsas promessas: cuidado com as informações sobre o produto e prazo de entrega. Os correios, serviços de delivery e transportadoras estão sobrecarregados, então não prometa algo que não vai conseguir cumprir.
3) Seja atencioso no atendimento: a compra online não precisa ser um processo frio e sem interações. Faça perguntas adicionais, ofereça recomendações e esclareça todas as dúvidas para fidelizar o cliente.
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