O seguro empresarial tem como objetivo evitar que a empresa tenha prejuízos devido a imprevistos. A cobertura básica oferecida por um seguro empresarial protege a empresa contra incêndios, raios, explosões e implosões, fumaça e queda de aeronaves.
Como funciona o seguro para a empresa?
A cobertura básica oferecida protege contra incêndios, raios, explosões e implosões, fumaça e queda de aeronaves.
De acordo com a necessidade da empresa, podem ser incluídas também coberturas adicionais como perda ou pagamento do aluguel, danos elétricos, a proteção contra terremotos e vendavais, o roubo de bens e mercadorias, responsabilidade civil, entre outros.
O que cobre o seguro empresarial?
O seguro empresarial cobre as seguintes situações:
- Riscos de a empresa sofrer incêndios, roubos, explosões e alagamentos, por exemplo
- Localização e tipo do imóvel, além dos sinistros ocorridos em empresas da região
- Cálculo do custo de reparação de danos
- Estimativa do lucro bruto anual e das despesas fixas que se mantêm em caso de sinistro
- Em caso de seguro de lucros cessantes, é necessário estimar o prazo para a empresa voltar ao trabalho
- Existência de sistemas de gerenciamento de riscos da empresa
É importante que o segurado escolha apenas as coberturas essenciais para o seu negócio. Caso contrário, o valor do seguro poderá aumentar sem necessidade.
Como é calculado o valor do seguro empresarial?
Para chegar ao preço cobrado, a seguradora analisa uma série de fatores que podem definir o chamado valor de risco dos bens segurados.
Isso significa que ele inclui dados como a atividade desenvolvida, o tamanho da empresa, a existência de estoque, entre outros. Há ainda outros pontos importantes.
Com todos os cálculos você pode perceber que o cabe no orçamento da sua empresa.
- Para começar, são analisados os riscos que a sua empresa tem de sofrer com incêndio, alagamento e roubo, por exemplo.
- Para o seguro de lucros cessantes, é preciso estimar o prazo máximo que seria necessário para fazer sua empresa voltar a trabalhar após o dano mais sério cobrado pela apólice;
- A localização do imóvel é levada em conta, já que é possível levantar sinistros ocorridos com empresas da mesma região;
- O tipo de imóvel influencia no preço. Um prédio comercial ocupado por diversas empresas é mais perigoso do que aquele de apenas uma empresa, por exemplo. Por consequência, o primeiro tem um seguro mais caro;
- Também é preciso estimar o seu lucro bruto anual e as despesas fixas, que se manterão após a ocorrência do sinistro;
- Os próprios sistemas de gerenciamento de riscos que a empresa possui são avaliados. Instalações construídas para uma finalidade são, frequentemente, mais bem protegidas do que propriedades adaptadas.
Fique atento: a aplicação de recursos em despesas do exercício seguinte deve ser classificada no Ativo Circulante, e serão apropriadas quando ocorrerem.
Quais são os tipos de seguro empresariais?
Além do Unimed Empresarial que foi desenvolvido para proteger a empresa contra danos ao seu patrimônio e à sua imagem da empresa, a Seguros Unimed oferece o Unimed Empresarial Clínicas e Consultórios, que foi pensado especialmente para as empresas dos ramos de saúde.
Ele cobre, além de danos ao patrimônio, os danos causados a terceiros e prejuízos de equipamentos de uso inerente à atividade, como instrumentos médicos e odontológicos, além de garantir a reposição de vacinas, soros e remédios deteriorados por falta de energia ou ruptura no sistema de frigorificação.
Confira as condições especiais que oferecemos e contrate a melhor opção para o seu negócio.