Boa parte dos brasileiros não trabalha perto de casa. Por este motivo, muitas pessoas realizam suas refeições na empresa ou em restaurantes próximos à companhia. Após o almoço, é necessário se lembrar da importância da higiene bucal – escovar os dentes, passar fio dental e, se possível, utilizar um antisséptico bucal.
Durante a jornada de trabalho, uma pessoa pode ficar até 12 horas sem escovar os dentes. Nesse período, é possível que sejam ingeridos alimentos ou mesmo bastante açúcar (que acompanha o tradicional cafezinho, nos momentos de bate-papo). Por conta desses pequenos detalhes, manter um kit com produtos de higiene bucal (que pode ser facilmente guardado em gavetas, bolsas e armários) pode diminuir eventuais problemas (como placas bacterianas e cáries).
Além de problemas de ordem física, manter a boca saudável facilita a interação entre pessoas e o bom ambiente de trabalho. Todos gostam de conversar com colegas que tenham hálito fresco e sorriso franco – uma coisa, naturalmente, pode vir acompanhada da outra. Quando mais sociável e com melhor fisionomia, melhores as chances de a pessoa ser promovida.
De acordo com o instituto de pesquisa norte-americano Kelton Global, pessoas com sorrisos harmônicos têm 53% mais chances de receberem aumento onde trabalham do que quem vive com a cara fechada.
Obviamente, competência profissional conta. Mas esse quesito, aliado à importância da higiene bucal e, seguidamente, da abertura dada por um belo sorriso, torna o funcionário mais bem visto, sociável e, potencialmente, mais lembrado em momentos de promoção em uma companhia, defende o estudo.