Ter uma pressão normal é algo totalmente possível, até mesmo para quem tem o problema.
Dói? Não. Causa alguma irritação na pele? Não. Altera o humor? Também não. A hipertensão ou pressão alta, como é popularmente conhecida, é assim: silenciosa. Sorrateira, ela vai se instalando sem que a pessoa perceba.
A única maneira de descobrir é por meio da medição da pressão arterial, feita no consultório médico. Na verdade, o ideal são três medições, em dias diferentes. Isso para evitar que a pessoa tenha o Mal do Jaleco Branco, quando o paciente fica tão nervoso diante do médico que acaba tendo um aumento da pressão arterial momentaneamente – o estado emocional ou uma noite ma dormida interferem na pressão.
Mas porque é tão importante saber como ela está? Manter a pressão constantemente alta faz um mal danado para o corpo: danifica as veias, o coração, os rins. E isso aumenta o risco de um derrame, de um infarto. E ninguém precisa deixar seu corpo à mercê desse problema. Existem maneiras de evitar, de retroceder e também de controlar isso.
A prevenção? Ter uma alimentação saudável associada a uma atividade física. Desde que isso seja feito três vezes por semana, por pelo menos meia hora. Outro ponto importante é reduzir a quantidade de sal.
Por fim, a descoberta da pressão alta deve ser encarada com muita seriedade. O ideal é fazer um acompanhamento com um cardiologista, que irá indicar o melhor medicamento, de acordo com as características de cada um. Existe, atualmente, vários remédios que reduzem a pressão. Vale saber: não existem cura para a hipertensão, mas controle. E que se cuida, com certeza, terá uma vida longa e com muita saúde.
Menos sal, por favor.
O sódio favorece o aumento da pressão. E ele não está apenas no sal de cozinha, mas também em vários conservantes (entalados, embutidos, comidas congeladas). Uma recomendação é sempre observar o rótulo dos alimentos. O ideal é que não ultrapasse 5% na composição – 15% de sódio, por exemplo, é uma quantidade bem alta.
Sua pressão está alta o valor da máxima é maior ou igual a 140 milímetros de mercúrio (mmHg) e a mínima é maior ou igual a 90 mmHg. É a chamada 14 por 9.
Vale saber
30% dos brasileiros são hipertensos
50% das pessoas que tem pressão alta não sabem disso
90% dos pacientes não têm qualquer tipo de sintoma
A pressão alta é especialmente perigosa na gravidez. Daí a importância de controlá-la nesta fase.
Alimentos Aliados
- Alhos: tem um composto, a alicina, que diminui a pressão
- Chocolate amargo: tem um composto, a alicina, que diminui a pressão minimiza a rigidez dos vasos
- Chá verde: apresenta antioxidantes que resguardam o interior das artérias
- Café: tem substâncias bem-vindas ao sistema circulatório, mas o excesso faz mal
Olá! seus artigos são bem informativos, estou sempre acompanhando. Parabéns