Você sabe o que é endocardite bacteriana?
A endocardite bacteriana é uma infecção do revestimento interno do coração (endocárdio), principalmente das válvulas cardíacas e que pode ser causada por fungos (endocardite infecciosa) ou bactérias (endocardite bacteriana).
Causas
A infecção ocorre quando uma bactéria ou fungo de outra parte do corpo se espalha pelo sistema sanguíneo e começa a afetar o coração. Um dos principais pontos de partida dessas bactérias ou fungos é a boca.
Quando o sangue passa dentro do coração, as válvulas impedem que ele volte, mantendo o fluxo sempre na mesma direção. Se a endocardite não for tratada, a doença pode danificar ou destruir as válvulas coronárias trazendo complicações para o resto da vida.
A endocardite é incomum em pessoas com coração saudável.
Alguns procedimentos de risco:
– Raspagem subgengival;
– Cirurgias em geral;
– Endodontia.
E quais são os sintomas da doença?
– Febre e calafrios;
– Aumento da produção de suor, especialmente à noite;
– Cansaço e palidez;
– Dores nos músculos e articulações;
– Perda de peso sem causa aparente;
– Tosse constante e persistente;
– Falta de ar;
– Inchaço nos pés, pernas e abdômen;
– Pequenas manchas vermelhas ou roxas na pele, nos olhos ou dentro da boca;
– Pontos vermelhos e sensíveis sob a pele da mão e dos dedos.
Caso estes sintomas estejam presentes, aconselha-se ir ao pronto-socorro o mais rápido possível, porque a endocardite é uma doença grave e que pode levar à morte rapidamente.
Como prevenir a endocardite?
Com a finalidade de evitar a endocardite bacteriana, o dentista e/ou médico devem prescrever um antibiótico a ser utilizado antes do início de qualquer um dos tratamentos citados acima.
VOCÊ SABIA?
Clínica Geral: É a área que diagnostica e efetua todos os tipos de tratamentos odontológicos. Em torno de 85% das necessidades odontológicas são resolvidas por dentistas clínicos gerais. Ele também poderá encaminhar o paciente a um especialista, caso necessário.
RESPONSÁVEL TÉCNICO
Dra. Luciana Ferreira Ramos – CRO 73307