Os refrigerantes são uma das principais fontes de cárie dental presentes na dieta. Isso ocorre porque os ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar dos refrigerantes desmineralizam o esmalte do dente. Nos casos extremos, o esmalte desmineralizado combinado à escovação inadequada e ao bruxismo (hábito de ranger os dentes), pode inclusive levar à perda dental.
Estimativas apontam que mais da metade das crianças em idade escolar bebem pelo menos um refrigerante por dia. E pelo menos uma em cada cinco crianças consome um mínimo de quatro porções por dia. Alguns adolescentes chegam a beber 12 refrigerantes por dia.
No entanto, crianças e adolescentes não são as únicas pessoas em risco. O consumo prolongado de refrigerantes tem um efeito cumulativo no esmalte dental.
Para evitar problemas futuros, fique atento a algumas medidas que você pode tomar:
– Troque o refrigerante por outras bebidas, como água, leite e suco de fruta 100% natural;
– Enxágue a boca com água: depois de consumir um refrigerante, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos;
– Faça aplicação de flúor com o profissional: seu dentista pode aplicar flúor na forma de espuma, gel ou solução;
– Use creme dental e enxaguatório com flúor: escove com um creme dental que contenha flúor, pois ele reduz as cáries e fortalece o esmalte dental. Faça bochechos com uma solução com flúor.
Fonte: Seguros Unimed