O nome é estrangeiro, mas o conceito é bem simples de entender.
“Superfoods” são os superalimentos, ou seja, frutos que trazem mais do que as tradicionais fontes de energia, proteínas e micronutrientes na composição.
Segundo a nutricionista Alessandra Luglio, os compostos bioativos ou fitoquímicos, recém-descobertos, ajudam a prevenir doenças, têm ação anti-inflamatória, antioxidante e dão um up na energia e no bem-estar.
Outra notícia para comemorar é que o Brasil é um dos maiores produtores de superalimentos, que são sempre de origem vegetal e podem ser encontrados nas nossas feiras de rua. Conheça alguns deles e inclua-os em sua dieta:
Abacate
Fruta rica em antioxidantes, vitaminas A, C e E e minerais, garante o consumo de gorduras saudáveis. Além disso, é antiviral, antifúngico, ajuda a diminuir a taxa de colesterol ruim e a manter a pressão em dia.
Cacau
Libera endorfina, o hormônio do prazer (por isso, ficamos mais animados quando comemos chocolate!), melhorando o humor e reduzindo os níveis de ansiedade. Combate os radicais livres e pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer e o envelhecimento precoce. Protege o coração também.
Castanha-do-Pará
É rica em selênio, um antioxidante poderoso. Uma castanha ao dia supre a nossa necessidade do mineral, que é fundamental para manter a saúde. A castanha também é rica em gorduras do bem, que atuam na saúde do coração. É uma fonte ótima de magnésio, fósforo, zinco e vitamina B1.
Açaí
Esse alimento com a cara do Brasil previne alguns tipos de câncer e mantém em ordem os níveis de colesterol. É rico em vitamina C e, por isso, ajuda o sistema imunológico a funcionar bem. Além de conter cálcio, ferro e potássio, também é rico em fibras e uma fonte de energia importante. Não é à toa que atletas adoram açaí.
Fonte: Casa Vogue