Uma boa dica é intensificar a lavagem do nariz com soro apropriado. O ar mais seco da estação pode levar ao ressecamento das vias respiratórias. Essa simples prática ajuda a remover o muco, reduzindo a obstrução nasal e facilitando a respiração. A lavagem nasal também auxilia na prevenção de infecções respiratórias e no alívio dos sintomas de alergias.
Antes da criança ir para o banho, você pode deixar o banheiro bem aquecido com o chuveiro ligado para vaporizar bem o ambiente. Isso vai ajudar a evitar o choque térmico, além de dar uma sensação mais agradável neste friozinho. Os melhores períodos para o banho são no início ou meio da tarde que está um pouco mais quente. Logo após o banho, já coloque as crianças enroladas na toalha aquecida.
Após um banho na temperatura adequada, as crianças precisam vestir roupas para o inverno, como moletons, casacos e calças, mesmo dentro de casa. Vale lembrar que é preciso lavar ou higienizar as roupas antes de serem usadas, pois elas ficam muito tempo guardadas, acumulando poeira, que pode causar alergias, né?
Além disso, o contato com o ar gelado e seco provoca desidratação cutânea, a famosa pele ressecada. Passar hidratantes e óleos pode ajudar. Beber bastante água também. Outra dica é deixar um umidificador ligado por 2 ou 3 horinhas no quarto das crianças todas as noites.
Se for sair para dar um passeio, fazer um programa diferente com elas, é legal evitar lugares com muitas pessoas, principalmente se os pequenos tiverem apenas meses de vida. As chances de proliferação de microrganismos em ambientes fechados são grandes.
E, para ter mais segurança contra esses microrganismos, nada melhor do que estar com a vacinação em dia! Entre as doenças que podem ser prevenidas com vacinas, podemos citar a gripe, que é bem comum nessa época do ano.
Por fim, se todos esses cuidados práticos não forem suficientes para manter as crianças protegidas, recomendamos procurar atendimento médico em um hospital quando elas apresentarem dificuldade respiratória, recusa alimentar, sonolência excessiva, febre persistente, alteração de pele ou de comportamento.