Engana-se quem acredita que ter um estilo de vida saudável custa caro. É possível, sim, fazer dieta apostando em alimentos que, muitas vezes, ficam esquecidos na geladeira. Itens da cesta básica podem e devem entrar no cardápio do dia a dia.
A típica combinação brasileira: arroz e feijão, é a base de uma dieta saudável. Quando consumidos na quantidade adequada, formam uma dupla nutritiva que dão aquela sensação de saciedade, que ajuda a afastar “aquele docinho” fora de hora.
Proteína não pode faltar. Mas todo mundo sabe que o preço da carne, do peixe e do frango está nas alturas. Ainda assim, você não precisa abrir mão delas no seu cardápio. É possível comer proteínas mais em conta, como lagarto, músculo, fígado bovino, filé de frango, ovos, tilápia e sardinha, por exemplo.
Percebe como seu cardápio já está ficando mais diverso? Se você acrescentar salada à vontade e legumes no vapor, o almoço fica perfeito.
Preste atenção na qualidade dos carboidratos! Eles precisam ser de baixo índice glicêmico. E o que isso significa? Que alguns deles possuem mais fibras e evitam que o açúcar contido neles entre rapidamente na corrente sanguínea.
Se for consumir gordura, elas precisam ser “as boas”. Você as encontra em alimentos, como azeitonas, abacate, sementes de girassol, linhaça, e em peixes, como sardinha. Se quiser gastar uma graninha a mais, dá para incluir castanhas e nozes, além do azeite de oliva. A coisa boa é que esses alimentos serão consumidos em quantidades bem pequenas. Então, não saem tão caros.
Viu como montar um cardápio mais saudável não tão complicado quanto parece? Muitos dos alimentos sugeridos estão logo ali, na sua geladeira e na sua despensa.
Então, bora procurar uma nutricionista e praticar uma atividade física!?