O seguro de vida para doméstica é um produto cujo objetivo é garantir que nem a segurada, nem os familiares dela, vão passar por dificuldades financeiras no futuro, caso a doméstica não possa mais trabalhar.
A cobertura mais conhecida dos seguros de vida é a que concede o pagamento de uma indenização no caso de falecimento da pessoa segurada. No entanto, esse tipo de seguro também oferece outras coberturas, como a contra doenças graves e a contra acidentes pessoais.
Existe uma legislação específica sobre os direitos trabalhistas da empregada doméstica. Aqui, explicaremos se o seguro de vida entra na lei, as vantagens de garantir um para a profissional e mais.
Portanto, continue lendo este texto para entender melhor como funciona o seguro de vida para doméstica.
O que é seguro de vida para doméstica e por que ele é importante?
O seguro de vida para doméstica funciona da mesma forma que os outros tipos de seguro. Isso significa que, caso ocorra algum sinistro com a segurada, ela, ou os beneficiários, terão direito de solicitar o pagamento do valor acordado no momento da contratação do plano.
No caso do seguro de vida para doméstica, na maioria das vezes, o contratante é o empregador. Portanto, é o contratante quem entrará em contato com a seguradora, negociará as condições do plano e pagará o prêmio — pagamento que dá direito ao recebimento da indenização.
Apesar da contratação ser feita pelo empregador, é a funcionária quem entrará como segurada. Portanto, ela terá o direito de receber a indenização caso ocorra o sinistro. Além disso, é importante que ela esteja de acordo com as cláusulas do seguro, já que o produto está sendo contratado para ela.
Esse produto é importante porque ele garante que a pessoa segurada, ou os beneficiários, receberão um auxílio financeiro caso o titular do plano não possa mais prover o sustento do lar.
Além disso, quem contrata o seguro de vida da Seguros Unimed ainda pode usufruir de outros benefícios, como prestação de serviços de reparo para casa e desconto na compra de medicamentos nas farmácias credenciadas.
Quem são os beneficiários do seguro de vida para doméstica?
No momento da contratação do seguro de vida para doméstica, é necessário apontar uma ou mais pessoas como beneficiárias da pessoa segurada.
Geralmente, os segurados colocam como beneficiários seu cônjuge e/ou seus parentes próximos. Contudo, essa pessoa não precisa ter nenhum grau de parentesco com o titular.
Se não for apontado nenhum beneficiário na apólice — contrato do seguro —, somente os herdeiros legais da pessoa segurada, que costumam ser os parentes próximos dele, é que terão direito de solicitar o pagamento da indenização.
O seguro de vida para doméstica é obrigatório?
A legislação brasileira não obriga o patrão a contratar um seguro de vida para doméstica. No entanto, em algumas cidades, as convenções coletivas dessa categoria exigem que os empregadores ofereçam o produto.
Somente no Estado de São Paulo, cerca de 130 cidades possuem essa exigência. Caso o empregador contrate a doméstica em um desses municípios, mas se recuse a contratar o seguro, ele terá que pagar uma multa.
Por isso, se você está considerando admitir um profissional dessa categoria, verifique se no local onde você mora é necessário contratar um seguro de vida para doméstica.
Mesmo que não haja a obrigação de oferecer esse produto, a contratação continua sendo interessante. Além de demonstrar um cuidado maior para com a pessoa contratada, você garantirá que o empregado doméstico receberá o auxílio necessário caso fique doente ou sofra algum acidente.
Quais são as coberturas do seguro de vida para doméstica?
O seguro de vida para doméstica oferece várias coberturas. Você pode contratar aquelas que fizerem mais sentido para a pessoa. Confira a seguir quais são as principais proteções que esse tipo de produto oferece:
- Morte (natural ou acidental);
- Indenização especial por morte acidental;
- Invalidez permanente total ou parcial por acidente;
- Invalidez permanente por acidente majorada;
- Invalidez funcional permanente total por doença;
- Diária de internação hospitalar;
- Doenças graves.
Como é feita a análise de risco para a contratação do seguro de vida para doméstica?
A análise de risco para contratação do seguro de vida para doméstica leva em consideração os seguintes fatores:
- Idade da pessoa segurada;
- Estado civil;
- Local onde mora;
- Histórico de saúde familiar;
- Hábitos (tabagismo, consumo de álcool, entre outros);
- Se possui algum passatempo perigoso.
Esses fatores são importantes porque eles mostram para a seguradora quais são as chances de ocorrer algum sinistro com a pessoa segurada.
Como escolher a melhor opção de seguro para atender às necessidades do titular
Na hora de contratar um seguro de vida para doméstica é importante considerar as necessidades da pessoa. Por exemplo, se você sabe que os familiares da sua funcionária tem, ou já tiveram, alguma enfermidade séria e que gera predisposição genética, como câncer, é recomendado contratar a cobertura contra doenças graves.
No caso das empregadas domésticas, pode ser interessante contratar um seguro de vida feito especialmente para as mulheres, como o Seguro de Vida para Mulher da Seguros Unimed. O produto conta com proteções diferenciadas, pois além das coberturas tradicionais, oferece pagamento de indenização caso a segurada seja diagnosticada com câncer de mama e/ou no útero.
Conte com uma seguradora que tenha uma boa reputação no mercado, que disponibilize uma grande variedade de coberturas e que ofereça boas condições de pagamento. Confira todas as coberturas disponíveis do Seguro de Vida oferecido pela Seguros Unimed!