Isso é o que mostra um estudo publicado na revista científica Nature Communications. Para a realização desse estudo, camundongos receberam altas doses de Allura Red AC, um corante vermelho sintético.
De acordo com os pesquisadores, os camundongos que consumiram o corante produziram altos níveis de serotonina. E esse neurotransmissor ajuda a estimular movimentos musculares no intestino que acabam alterando a microbiota local.
Na prática, os bichinhos desenvolveram doenças, como colite ulcerativa, doença caracterizada por inflamação do intestino grosso e com manifestações extra intestinais.
Nos seres humanos, a pesquisa sugere que o corante pode prejudicar a imunidade.
Isso significa que precisamos constantemente rever nossa dieta e evitar alimentos ultraprocessados, cheios de sódio, açúcar e conservantes de todos os tipos. Principalmente quando comemos fora de casa, perdemos um pouco o controle sobre a qualidade das nossas refeições. E esse corante está presente em balas, chicletes, refrigerantes, sucos, sorvetes e gelatinas.
Por isso, levar marmita para o trabalho é uma ótima saída para fugir das ciladas que a comida pronta pode oferecer à nossa saúde, como o corante vermelho artificial. Isso porque você sabe exatamente quais os ingredientes que aquela refeição contém. Afinal, foi você quem preparou.
Ao fazer parte do clube dos marmiteiros da empresa, por exemplo, você mostra que está realmente preocupado com sua saúde. Dessa forma, acaba investindo na sua qualidade de vida e ainda economiza uma grana evitando comer em restaurantes desconhecidos.
Pense mais em você e na sua saúde!