A mordedura correta tem uma simetria que permite que o maxilar superior sobreponha o inferior com um leve encaixe. Entretanto, alguns fatores acabam afetando a estrutura bucal, alterando esse alinhamento e proporcionando outros tipos de mordida.
A mordida aberta é uma das consequências dessa mudança estrutural, ela impede que os dentes tenham esse encaixe correto. Suas causas podem estar relacionadas a hábitos que proporcionam vários tipos de mordidas abertas.
Como se trata de uma má oclusão dentária é muito importante garantir os cuidados necessários para corrigir o alinhamento dos dentes. Isso porque, além de ser uma situação incômoda na aparência, também prejudica a saúde e a alimentação.
Conheça as causas e os tipos dessa mordida e veja qual a melhor forma de tratamento para garantir um sorriso confiante e acima de tudo uma saúde bucal estável.
O que é uma mordida aberta?
A mordida aberta ocorre no momento em que os dentes da parte de cima não se encontram com os da parte de baixo. Essa condição bucal se trata de uma estrutura dental inclinada para fora da boca.
Entretanto, há diferentes tipos e essa falha no alinhamento pode não ser somente para fora. Em alguns casos o maxilar superior apenas não chega a se encontrar com a parte frontal da mandíbula.
A mordedura aberta cria um espaçamento maior na arcada dentária da parte de cima, fazendo com que haja um desvio no encontro dos maxilares tornando a mastigação mais difícil.
Essa é uma situação que altera a estética facial, mantendo uma aparência torta na boca fechada. Contudo, esse não é o único problema, já que a mesma pode afetar a saúde dos dentes e até a fala.
Quais as características da mordida aberta?
Além da aparência torta, a mordida aberta também pode impedir o fechamento completo da boca. A condição apresenta muitos sintomas característicos, como:
- mudanças e alterações na fala;
- dificuldade com a respiração, pois passa a ser frequente pela boca;
- desgaste dental;
- problemas com a mastigação;
- zumbidos no ouvido sem causa aparente;
- dificuldade em engolir alimentos;
- problemas nas articulações na região bucal;
- dor de cabeça frequente;
- espaçamento dos dentes.
Como a arcada dentária fica mais a frente que o normal, esse problema também pode atrapalhar o posicionamento da língua, sendo uma das principais causas das alterações na fala.
Quais são as causas de uma mordida aberta?
Embora possa ser um problema hereditário relacionado à própria formação dos ossos faciais, as causas da mordida aberta pode ter relação a 5 origens, sendo elas:
- estrutura do esqueleto facial que ocorre quando os maxilares não crescem de forma simétrica;
- problemas com articulação temporomandibular (ATM), essa é uma das causas relacionadas a dor crônica na mandíbula pelo crescimento anormal da mesma;
- a mordida aberta também pode ser causada por conta do uso da língua para ajustar o alinhamento dos dentes;
- algumas lesões na face também podem fazer com que a má oclusão fique presente, causando a mordida aberta;
- hábitos como uso recorrente e prolongado de chupeta, mamadeira ou chupar dedo podem fazer com que a mordedura perca seu alinhamento correto.
Quais são os tipos de mordida aberta?
A forma como fica a abertura ou a posição dos dentes na mordida aberta faz com que ela seja dividida em outros tipos de mordidas na mesma categoria, porém afetando áreas diferentes.
Mordida aberta anterior
Nesse tipo de mordida, os dentes frontais de cima e de baixo não se encontram, mantendo um espaçamento considerável entre eles.
Mordida aberta posterior
Já na mordida aberta posterior o espaçamento e o desencontro dos maxilares ocorre na parte de trás dos dentes. Esse espaçamento pode acontecer tanto de um único lado como dos dois.
Mordida aberta lateral
Nessa mordedura acontece a falta de contato entre os dentes pré-molares inferiores e superiores, isso faz com que a mastigação e deglutição sejam dificultadas.
Mordida aberta unilateral e bilateral
Essa mordida aberta se trata da falta de alinhamento e contato com todos os dentes da boca. Podendo ser unilateral quando apenas de um lado ou bilateral se ocorre na boca toda de ambos os lados da frente até o fundo.
Tem como corrigir mordida aberta?
A correção precisa ser iniciada já no início da aparição dos sintomas para facilitar o alinhamento e melhora da estrutura óssea bucal. Mas, até nos casos mais críticos, é feito um tratamento para corrigir essa mordida, sendo tranquilo e eficiente.
Neste tratamento é feito uma avaliação de toda a situação bucal do paciente e mediante ao resultado é indicado a melhor solução.
Umas das primeiras opções para corrigir essa mordida é o uso de aparelhos ortodônticos. Em crianças ainda em fase de dentição são usados os aparelhos dentários removíveis.
Enquanto em jovens e adultos as opções podem ser fixas ou então placas de mordida para ajudar na correção do arco, fechando mais e deixando na posição ideal para um bom desempenho dos dentes.
Quanto tempo demora para fechar a mordida aberta?
Quanto mais rápido for feita avaliação, menor será o tempo de correção, mas o tempo varia de pessoa para pessoa.
Em situações simples essa mordida pode ser fechada em alguns meses, já em casos mais severos é necessário o uso de aparelho por vários anos.
Vale considerar que quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhor a chance de agilizar o processo e não precisar de tratamento por um longo período. De qualquer forma, as consultas de manutenção são essenciais para evitar a volta do problema.
Quais são as consequências?
Não tratar uma mordida aberta além de prejudicar a autoestima também pode fazer muito mal à saúde bucal. Com o tempo, a mandíbula pode ficar ainda mais fora do lugar, causando dor e incômodos ao falar e de se alimentar.
Os dentes ainda vão se desgastar e com a evolução do problema podem quebrar com muita facilidade. Sem contar a dor de cabeça que vai se tornando cada vez maior conforme a mordida se desalinha.
E ainda tem as consequências de que não tratar esse tipo de problema bucal pode resultar na impossibilidade de consumir alimentos difíceis de mastigar.
Como saber se minha mordida é aberta?
Uma mordida aberta pode ser identificada mesmo na infância. Por isso, visitas frequentes ao dentista podem reverter toda essa situação e preservar um belo sorriso e um bem-estar excelente.
Com o acompanhamento regular aos primeiros sinais de desalinhamento dentário a intervenção é feita e a correção é feita em menos tempo e em um processo mais tranquilo.
Então ter um plano odontológico pode ser uma ótima opção para fazer todas as consultas necessárias, ter o melhor atendimento e ainda suporte para toda família. Conheça os planos da Unimed Odonto e garanta prevenção para tipos de mordidas a qualquer momento.