Cuidar da saúde bucal não se trata apenas de uma boa higiene e visitas frequentes ao dentista. Nosso corpo costuma ter algumas reações quando tem algo errado e a boca é um dos primeiros pontos a mostrar esses sinais.
Então, estar sempre acompanhando alterações, como o céu da boca roxo, são hábitos fundamentais para tratar problemas precocemente. Essa mudança no palato pode nem sempre ser um problema sério, mas de qualquer forma somente um acompanhamento clínico pode solucionar a causa.
A questão é que essa mudança pode acontecer por diferentes fatores que variam de atritos e queimaduras para um possível câncer. Portanto, aos primeiros sinais é indispensável um diagnóstico detalhado para tratar o problema imediatamente.
Como muitas pessoas desconhecem a importância de analisar essas áreas da boca, ter acesso a um dentista com frequência pode facilitar a observação. Conheça algumas causas.
Possíveis causas do céu da boca roxo
O céu da boca roxo pode ser causado por alguns motivos, como, por exemplo, infecções e até mesmo fungos e queimaduras; pode também significar apenas uma pequena alteração, devido a algum atrito ou mesmo um aumento irregular na produção de vasos sanguíneos.
No entanto, é de suma importância a visita a um especialista, porque esse problema também pode estar relacionado a doenças. Quando é por causas provocadas por machucados e não oferece riscos, o palato com cor modificada tende a voltar a coloração natural em menos de duas semanas.
De qualquer forma é fundamental ir ao médico para entender a origem dessa mudança, visto que podem ser problemas mais sérios, como doenças no organismo. Conheça algumas causas que podem deixar o céu da boca roxo.
Síndrome de imunodeficiência
Este é um quadro apresentado por portadores do vírus HIV e tem como sintomas placas arroxeadas no céu da boca que são um dos indícios do desenvolvimento da doença. Por isso, é importante acompanhar qualquer indício dessa mancha na região bucal.
Câncer de boca
O câncer bucal relacionado à mudança da coloração do palato pode ser resultado do desenvolvimento de um Sarcoma de Kaposi um tipo de infecção viral que altera a coloração.
Esse costuma ser um câncer agressivo e afeta principalmente indivíduos com Aids.
Infecções
Algumas infecções bucais, como na garganta, causadas por fungos, podem deixar o palato roxo e amarelo em alguns casos de inflamação mais séria na região.
Além disso, a presença de bactérias e o atrito recorrente do sexo oral também são causas dessa mancha arroxeada.
Queimaduras
As queimaduras com algum alimento ou talher quente também podem deixar o céu da boca com uma cor diferente da normal.
Isso acontece por essa região ser extremamente sensível com um pouco mais de dificuldade para se recuperar.
Próteses dentárias
O atrito das próteses, principalmente dentaduras, acabam interferindo na estrutura bucal e causando modificações na parte de cima. Por isso, podem deixar o céu da boca roxo devido à irritação da pele.
O que cada cor no céu da boca indica?
A cor comum do céu da boca é rosa-claro, então qualquer mudança deve ser avaliada como a suposição de que algo não vai bem. Veja o que cada uma das principais alterações indica.
Céu da boca com manchas brancas
Doenças como anemia tendem a deixar o céu da boca pálido. Manchas brancas nessa área também costumam ser sinais de câncer bucal precoce e indícios de falta de higiene e acúmulo de bactérias.
Céu da boca vermelho
Essa aparência é comum quando a camada da pele fica mais fina e os vasos sanguíneos ficam expostos, e também em pessoas fumantes ou que estão com algum tipo de inflamação.
Contudo, a coloração vermelha também pode indicar sintomas de câncer bucal, então o ideal é checar com um profissional de saúde.
Qual a causa da inflamação no céu da boca?
Um céu da boca roxo e dolorido também podem ser sinal de inflamação e esse incômodo pode ser gerado por uma dentadura fora do lugar ou uma infecção de garganta. Além disso, situações como úlcera, lesões ou qualquer infecção por fungos podem deixar o céu da boca inflamado.
Alergias também podem causar inflamação na região.
O que é bom para desinflamar o céu da boca?
A princípio, é preciso ter mais cuidado na alimentação, pois essa região quando inflamada fica ainda mais sensível. Sendo assim, qualquer alimento duro e difícil de engolir pode piorar a situação.
Veja alguns passos que podem ajudar na desinflamação:
- Bochechos com água morna e sal podem ajudar na limpeza da região inflamada;
- Ingestão de bastante líquido gelado;
- Evitar alimentos ácidos também ajuda o céu da boca desinflamar;
- Consultar o dentista para avaliar as condições e um possível tratamento para solucionar a causa da inflamação.
Agora que já sabe o que fazer, cuide melhor da saúde!
Para tirar o roxo do céu da boca é importante conhecer a origem do problema. Se for por queimaduras ou atritos, em poucos dias poderá ser resolvido, sob orientação do dentista.
Do mesmo modo, se a causa for por doenças sistêmicas, o especialista poderá avaliar um tratamento para amenizar essa tonalidade arroxeada. Nos casos de próteses, caberá ao profissional fazer o melhor ajuste para não machucar o palato. Então não dá para ficar sem um plano odontológico, não é mesmo? Aproveite e conheça as melhores condições de atendimento 24 horas para proteger você e sua família de qualquer problema que envolve a saúde bucal na Unimed Odonto.