Nem todas as empresas são obrigadas a contratar seguro de vida para funcionários. Dependendo do segmento de atuação da organização ou da atividade desenvolvida pelo empregado, esse benefício passa a ser obrigatório. Entretanto, vale a pena destacar que o seguro de vida empresarial é uma boa prática para garantir o amparo necessário aos colaboradores em diferentes situações.
Quando o seguro de vida para funcionários é obrigatório?
A obrigatoriedade do seguro de vida para funcionários pode ser determinada por acordos e convenções coletivas. Dessa forma, é necessário conhecer as regras previstas para cada categoria. Nesse sentido, um ponto importante a se observar é a definição regional para a área de atuação da empresa ou do profissional, pois a exigência pode ser distinta entre os estados.
Existem atividades profissionais que já têm a concessão do seguro de vida para funcionários como uma exigência. É o caso de segmentos como a construção civil, hotelaria, indústria (de maneira geral), condomínios, entre outros setores econômicos. Nesse caso, os profissionais (e seus familiares) contam com uma proteção financeira fundamental para enfrentar momentos complicados. Para a empresa, esse é um benefício cujo custo é extremamente baixo, se comparado à cobertura oferecida.
Para saber se a sua empresa é obrigada a contratar seguro de vida para funcionários, o ideal é verificar acordos e convenções coletivas da sua região. Caso essa exigência não esteja prevista, vale a pena considerar as vantagens de oferecer esse benefício aos seus colaboradores. Vamos abordar esse ponto mais à frente.
Como funciona a contratação de seguro para estagiários?
Outro grupo de trabalhadores que conta com regras de proteção específicas é o dos estagiários. Por lei, as empresas devem contratar em favor de seus estagiários seguro contra acidentes pessoais. Caso o estágio seja obrigatório, a contratação do seguro poderá ser assumida, alternativamente, pela instituição de ensino.
Conforme estabelece a lei, o estagiário deve contar com a proteção, ao menos, contra acidentes pessoais. Ou seja, trata-se de um seguro que prevê cobertura, essencialmente, de situações que envolvam a ocorrência de eventos caracterizados como acidentes pessoais. Entretanto, a empresa pode optar por uma modalidade de seguro de vida mais abrangente, que contempla outros tipos de riscos.
O que é o seguro de vida em grupo?
Normalmente, as empresas contratam o seguro de vida em grupo (também conhecido como seguro de vida coletivo). Dessa forma, conseguem oferecer aos seus colaboradores e familiares uma proteção financeira indispensável para enfrentar momentos críticos, conforme a cobertura contratada, além de assistências que também podem ser previstas no seguro.
A cobertura essencial do seguro de vida em grupo abrange casos, naturais ou acidentais, de morte mas é possível ampliar essa proteção por meio de coberturas adicionais, como pagamento de despesas médicas, hospitalares e odontológicas; indenização nos casos de invalidez permanente total ou parcial por acidente; adiantamento do valor contratado em caso de doenças graves; entre outras condições.
Os seguros de vida em grupo oferecem, ainda, um amplo conjunto de assistências que podem ser ofertadas adicionalmente aos funcionários. Isso faz do seguro uma opção interessante de benefício, pois há uma série de serviços e produtos que podem ser acessados pelo colaborador, como orientação nutricional, segunda opinião médica, reparos residenciais, descontos em farmácias, cuidados com pets etc.
Quais são as vantagens do seguro de vida para funcionários?
A concessão do seguro de vida em grupo é uma boa prática empresarial, independentemente da obrigatoriedade. Isso porque existem boas razões para oferecer esse benefício aos seus colaboradores. Confira!
- Proteção em momentos delicados: o seguro de vida é cada vez mais valorizado no Brasil por ser um produto que garante ao segurado a tranquilidade de que sua família não ficará desamparada quando mais precisar. Para a empresa, essa é uma forma de oferecer esse apoio tanto ao segurado quanto à sua família.
- Baixo custo com excelente benefício: a contratação do seguro de vida em grupo representa um baixo custo para a empresa quando comparado à cobertura que a modalidade oferece.
- Coberturas e assistências adicionais: o seguro de vida coletivo pode ser usado como um benefício atrativo, dependendo das coberturas e assistências contratadas adicionalmente. Vale a pena verificar as opções que fazem mais sentido para os seus colaboradores e oferecer uma proteção que garante acesso a benefícios que podem ser acessados em diferentes ocasiões.
Considerando todos esses pontos, o seguro de vida para funcionários é um benefício relevante a ser oferecido pela empresa. Conheça as diferentes opções de seguro de vida empresarial da Seguros Unimed e veja qual é o modelo mais adequado para a sua empresa.