A nossa língua possui pequenas papilas filiformes, que medem, aproximadamente, um milímetro. Elas apresentam uma coloração rosada. Essas papilas costumam ser substituídas com frequência. Contudo, alguns fatores podem atrapalhar esse processo e desencadear a condição chamada língua pilosa preta, que também é uma das principais doenças da língua.
Na maioria dos casos, essa condição não apresenta riscos para a saúde e, com uma higiene oral adequada, ela costuma desaparecer após uma semana. No entanto, caso você esteja com esse problema e a sua língua não tenha voltado ao normal, mesmo após você ter intensificado os seus cuidados com a sua saúde bucal, você deve procurar um dentista.
Continue lendo este texto para entender melhor o que é, como tratar e como prevenir a língua pilosa preta.
O que é a língua preta pilosa?
A língua pilosa preta é uma condição que faz com que as papilas filiformes da língua do paciente parem de se renovar, cresçam mais do que o normal e mudem de cor, ficando marrons ou pretas.
Além disso, algumas pessoas podem ter a impressão de que essa condição deixa a língua com pelos. No entanto, é importante ressaltar que a língua pilosa não promove o crescimento de pelos na língua. Essa impressão é causada devido ao crescimento e a alteração de cor das papilas filiformes.
O que causa essa condição?
Esse problema costuma surgir pela deficiência da higiene bucal, propiciando o acúmulo de bactérias, fungos e queratina.
Sendo assim, a língua preta pilosa surge quando alguns micro-organismos ou a queratina, substância que também está presente no cabelo, se acumulam nas papilas filiformes. Esse acúmulo faz com que as papilas parem de se renovar e cresçam mais do que deveriam.
O acúmulo de bactérias, fungos ou queratina também altera a coloração natural das papilas, podendo deixá-las amarronzadas ou pretas. Além disso, alguns hábitos, como fumar ou beber muito café, também podem contribuir para deixar a coloração da língua ainda mais escura.
Apesar de a principal causa da língua pilosa preta ser a falta de higiene bucal, outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento desse problema. Um deles é uma dieta com poucos alimentos sólidos, que ajudam a renovar as papilas filiformes.
Outro fator que pode contribuir para essa condição é uma baixa produção de saliva, que ajuda a eliminar células mortas e micro-organismos da boca.
Além disso, alguns medicamentos, como os antidepressivos, anti-histamínicos e os remédios para pressão alta também podem contribuir para o desenvolvimento da língua pilosa, já que costumam deixar a boca seca.
Quais são os sintomas da língua pilosa?
Quem tem a língua pilosa preta costuma apresentar poucos sintomas. Os principais são:
- mudança da coloração da língua;
- gosto metálico na boca;
- mau hálito;
- sensação de queimação na língua.
Como tratar a língua pilosa?
A melhor forma de tratar a língua pilosa preta é intensificando os cuidados com a higiene bucal, você pode fazer isso da seguinte forma:
- escovando os dentes pelo menos três vezes por dia;
- usando um enxaguante bucal sem álcool;
- passando fio dental diariamente;
- raspando a língua com um limpador apropriado.
Contudo, caso essa condição tenha sido causada por causa do uso de algum medicamento, você vai precisar consultar o médico que prescreveu esses remédios para verificar se existe a possibilidade de trocá-los ou diminuir a dose, mas nunca faça isso por conta própria!
Além disso, caso a condição permaneça após uma semana de intensa higienização bucal, busque um dentista! O profissional vai avaliar o seu quadro e, se for necessário, receitar algum remédio, como um antifúngico ou um antibiótico.
Outras formas de contribuir para o tratamento da língua pilosa preta, e também de prevenir essa condição são:
- não fumar;
- não exagerar no consumo de café;
- evitar dietas líquidas.
Se você quiser cuidar bem da sua saúde bucal e evitar condições como a língua pilosa preta e outros problemas odontológicos, você precisa fazer visitas regulares ao dentista, o ideal é ir ao consultório odontológico a cada seis meses.
Sendo assim, conte com um bom plano odontológico para ter segurança a qualquer ocasião!