O dente podre, também chamado de dente cariado, é uma condição muito comum. Na maioria das vezes, esse problema está diretamente ligado a uma higiene bucal ruim. Caso o dente podre não seja devidamente tratado, ele pode trazer vários problemas para a saúde bucal do paciente.
Além disso, se a pessoa demorar muito para procurar um dentista após notar que há algo de errado com a sua saúde bucal, ela corre o risco de perder o dente.
Sendo assim, quanto mais cedo o paciente procurar ajuda profissional, maiores são as chances de não precisar passar por um tratamento muito invasivo e ter uma recuperação mais rápida e eficaz.
Continue lendo este texto para entender melhor o que é dente podre, quais são as causas dessa condição, como prevenir esse problema e quais são os tratamentos disponíveis.
O que é o dente podre?
Na maioria dos casos, essa condição ocorre quando a pessoa está com uma cárie extensa. A cárie é causada pelo acúmulo de bactérias, que formam uma placa no dente e começam a danificar o esmalte dentário.
Quanto mais tempo a pessoa demora para procurar um tratamento profissional, mais a cárie vai se agravando, podendo atingir a polpa do dente e a gengiva.
Contudo, o dente apodrecido também pode ocorrer devido a uma grande perda óssea no local, o que impede que se mantenha firme na boca.
Além disso, essa condição também pode acontecer quando as restaurações, ou outros tipos de procedimentos odontológicos feitos na boca do paciente, se rompem e o dentista não consegue mais ter acesso àquele local.
Os principais sintomas do dente podre são:
- Dor de dente;
- Dentes amarelos;
- Mau hálito;
- Manchas no dente;
- Dentes sensíveis.
Quais são as causas de dente podre?
Os principais fatores que fazem com que os dentes fiquem estragados são uma higiene bucal ruim. Ou seja, a pessoa não escova os dentes após as principais refeições, não usa fio dental todos os dias e também não faz uso do enxaguante bucal.
Além disso, o excesso de açúcar na alimentação também pode contribuir para deixar os dentes estragados. Principalmente se a pessoa não fizer uma boa higiene bucal após comer os alimentos açucarados.
Para evitar esse problema, também é muito importante fazer visitas regulares ao dentista, o ideal é a cada seis meses, pois só esse profissional poderá avaliar como está a sua saúde bucal.
Como identificar o dente podre nas crianças?
Pessoas de todas as idades podem apresentar problemas dentários, inclusive os bebês. Os principais sinais de que há algo de errado com a saúde bucal das crianças são:
- Manchas nos dentes;
- As bordas dos dentes ficam amarelas, castanhas ou pretas;
- Choro ou reclamações por causa da dor;
- Mau hálito.
Para evitar que o seu filho apresente qualquer problema nos dentes, você deve escovar os dentes dele e passar fio dental após cada refeição e evitar que ele coma muitos alimentos açucarados.
Além disso, assim como os adultos, as crianças também precisam visitar o dentista regularmente. Dessa forma, o profissional poderá analisar a saúde bucal do paciente e verificar se há algo de errado.
Como prevenir o dente podre?
A melhor forma de evitar o dente podre é cuidando muito bem da higiene bucal. Sendo assim, você deve:
- Escovar os dentes após as principais refeições;
- Passar fio dental todos os dias;
- Usar enxaguante bucal.
Além disso, também é muito importante ter uma alimentação saudável e equilibrada e evitar ingerir açúcar de maneira exagerada, porque ele serve de alimento para as bactérias, inclusive as que causam problemas na boca.
Outras formas de prevenir o dente podre são não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e não fumar.
Como tratar o dente podre?
Para saber se um dente podre pode ser tratado ou não, primeiro o dentista precisa remover a cárie extensa e analisar o dente. Caso ainda haja uma boa estrutura dentária, o profissional pode fazer os seguintes tratamentos:
- Canal: caso a cárie tenha afetado a polpa do dente, o dentista precisará fazer um tratamento de canal para removê-la completamente;
- Restauração: esse procedimento é feito para reparar a parte exposta do dente;
- Restauração de resina inlay/ onlay: é um procedimento estético no qual o dentista reconstrói a parte exposta do dente usando materiais como resina ou cerâmica. Esse procedimento é capaz de recuperar dentes que estavam apodrecidos há muito tempo;
- Coroa: diferente da restauração, que repara apenas uma parte do dente, a coroa dentária é usada quando a maior parte da estrutura do dente não pode ser aproveitada. Sendo assim, a coroa pode ser usada para cobrir um dente que não está em boas condições;
- Coroa com núcleo: esse tratamento é indicado para os casos em que a estrutura do dente não pode ser aproveitada, mas a raiz ainda está em boas condições. Nesse caso, o dentista coloca uma coroa com núcleo, que é uma coroa com um pino que se encaixa na raiz.
Nos casos mais graves em que o dente e a raiz tiveram que ser removidos, ainda há algumas opções de tratamento, como:
- Dentaduras;
- Próteses móveis;
- Próteses fixas;
- Implantes dentários.
Quais são os riscos de ter o dente podre?
O dente podre não é apenas uma questão estética, ele pode trazer graves consequências para a saúde do paciente.
Quando a causa for a cárie, caso esse problema não seja tratado, as bactérias que compõem a cárie podem afetar a polpa do dente, que é composta por nervos e vasos sanguíneos.
Nos quadros mais graves, essas bactérias podem atingir a gengiva, causando doenças como a gengivite. Também há casos em que esses micro-organismos saem da boca e vão para a corrente sanguínea. Quando isso ocorre, as bactérias podem atingir outros órgãos e causar problemas graves.
O ideal é que você nunca deixe o seu dente ficar podre e procure um dentista assim que notar algo estranho na sua boca. Por isso, você precisa contar com um bom plano odontológico! Faça uma cotação e escolha o melhor para você e para a sua família!