Também conhecido como cálculo dental, o tártaro é formado pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que endurecem e aderem à superfície dos dentes.
Quase todas as pessoas já tiveram ou terão tártaro alguma vez na vida, essa condição é muito comum e está diretamente ligada com os hábitos de higiene bucal.
Caso o tártaro não seja removido, ele pode prejudicar a saúde bucal do paciente, deixando-o mais propenso a apresentar cáries e doenças de gengiva.
Continue lendo este texto para saber o que é tártaro, quais são as principais causas dessa condição e como funciona o tratamento para o cálculo dental.
O que é tártaro?
O tártaro ou cálculo dental é a placa bacteriana endurecida e presa nos dentes. Ele pode apresentar uma cor amarelada ou amarronzada.
Existem dois tipos de cálculo dental, o supragengival e o subgengival. O que diferencia essas categorias de tártaro são os locais em que eles se manifestam.
O tártaro supragengival é visível, sendo assim, o próprio paciente pode perceber que há algo de errado com os seus dentes. Já o subgengival não é perceptível, estando oculto sob a gengiva, portanto, somente um dentista pode afirmar que alguém está com esse tipo de cálculo dental.
Além disso, o cálculo dental costuma ser poroso, ou seja, deixa os dentes manchados com facilidade. Sendo assim, quem tem o costume de consumir café, vinho ou outras bebidas pimentadas, precisa tomar ainda mais cuidado para não ter tártaro.
Principais causas do tártaro?
A principal causa do cálculo dental é o acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Normalmente isso acontece porque a pessoa não tem uma boa higiene bucal.
Contudo, outros fatores também podem deixar a pessoa mais propensa a ter tártaro, são eles: doenças que afetam a produção de saliva e o uso de alguns tipos de medicamentos.
Além disso, os pacientes com histórico de problemas gengivais têm mais chances de apresentar o cálculo dental do tipo subgengival. Já o supragengival pode ocorrer em qualquer pessoa e em qualquer fase da vida.
Apesar de ser um problema muito comum, existem formas eficazes de prevenir o cálculo dental, como:
- escovar os dentes após as refeições;
- usar fio dental todos os dias;
- usar enxaguante bucal;
- não consumir alimentos açucarados de maneira exagerada (o açúcar estimula a multiplicação de bactérias);
- visitar o dentista regularmente (dessa forma, o profissional poderá fazer uma limpeza nos dentes e remover o excesso de placa bacteriana).
Tártaro pode evoluir para algo pior?
Caso não seja tratado, o cálculo dental pode trazer vários problemas para o paciente. Isso porque, o tártaro é formado por placas bacterianas, e mesmo depois dele ter sido formado, essas bactérias continuam se multiplicando e afetando a saúde bucal do paciente.
Sendo assim, essa condição pode causar:
- Cáries;
- Gengivite;
- Periodontite;
- Perda dentária;
- Mau hálito.
Além disso, as doenças gengivais, a gengivite e a periodontite, se não tratadas da maneira correta, podem fazer com que o paciente perca os dentes. Em casos mais graves, as bactérias presentes na boca podem passar para a corrente sanguínea e afetar outras partes do corpo.
Como identificar o tártaro na boca?
O cálculo dental supragengival é mais fácil de ser identificado. Isso porque ele se manifesta nas áreas visíveis dos dentes, na maioria das vezes ele aparece nas margens da gengiva, e possui uma coloração amarelada, esbranquiçada ou amarronzada e normalmente promove o sangramento gengival.
Além disso, essa coloração diferente não sai após um bom processo de higiene bucal. Outra forma de identificar o tártaro é que os dentes com essa condição costumam manchar com mais facilidade.
No entanto, não é possível identificar o cálculo dental subgengival a olho nu. Sendo assim, somente um dentista poderá diagnosticar esse tipo de tártaro.
Caso você perceba que os seus dentes estão com uma coloração diferente e desconfie que isso pode ser tártaro, procure um dentista para tratar essa condição. Isso porque, não é possível remover o cálculo dental somente com a escovação dos dentes, por melhor que ela seja.
Além disso, as receitas caseiras para remover tártaro que estão na internet podem ser perigosas e, além de não serem efetivas na remoção do cálculo dental, ainda podem deixar os dentes mais sensíveis e causar outros problemas. Portanto, se você desconfiar de qualquer problema bucal, procure um dentista.
Como tratar o tártaro?
Como o cálculo dental é formado pelas placas bacterianas calcificadas, não é possível removê-lo somente com a escovação e o uso do fio dental. Sendo assim, para tratar esse problema é preciso procurar um dentista.
Na maioria dos casos, o profissional vai remover o tártaro raspando o cálculo dental do dente usando instrumentos odontológicos apropriados para esse procedimento. Contudo, caso a quantidade de tártaro seja muito grande, talvez seja necessário mais de uma sessão para remover todo o cálculo dental.
Além disso, caso o paciente use um aparelho ortodôntico fixo, a remoção do tártaro pode ser mais demorada.
Outra questão que também impacta o tratamento dessa condição é o tipo de placa formada: supragengival ou subgengival. O primeiro tipo é mais fácil de remover, já o segundo necessita de uma técnica mais apurada, por isso, o procedimento costuma ser mais longo.
Se você quer cuidar bem do seu sorriso e prevenir a formação de tártaro ou o desenvolvimento de outros problemas bucais, você precisa fazer consultas regulares ao dentista, o ideal é a cada seis meses.
Sendo assim, você precisa contar com um bom plano odontológico, que possibilite que você cuide da sua saúde bucal da melhor forma possível. Confira todas as opções oferecidas pela Unimed Odonto!