Quem perdeu um ou mais dentes, não importa por qual motivo, tem muitas opções para substituir o dente perdido, já que, atualmente, existem variações de próteses e implantes dentários, como o implante parcial fixo.
Além disso, esse tipo de procedimento está cada vez mais acessível, sendo possível encontrar próteses e implantes com os mais variados preços.
Colocar um implante ou uma prótese no lugar dos dentes que caíram não serve apenas para reparar uma questão estética, mas também para evitar a perda óssea da região na qual os dentes estavam e para facilitar a mastigação e a fala.
Confira a seguir o que é o implante parcial fixo, quando e para quem esse procedimento é recomendado e quais são as principais vantagens desse tipo de prótese.
O que é implante parcial fixo?
O implante parcial fixo é uma opção para os pacientes que perderam alguns dentes sequenciais. As principais vantagens do implante parcial fixo são:
- a sua implantação costuma minimizar o processo de perda óssea;
- não necessita de outros dentes para ser colocado;
- melhora os processos de mastigação e digestão;
- contribui para a melhora da fala;
- facilita a higiene bucal;
- melhora a estética do paciente.
As próteses do implante parcial fixo são feitas de cerâmica, que, além de ser um material de alta qualidade, se assemelha muito ao dente natural.
Além disso, para fazer alguns tipos de implantes dentários é necessário apoiar as próteses em alguns dentes remanescentes, o que faz com que alguns grampos metálicos fiquem aparentes. Isso não ocorre no implante parcial fixo, o que deixa o sorriso do paciente mais natural e harmônico.
Como funciona o implante parcial fixo?
Para realizar o implante, pode ser necessário realizar alguns exames de sangue para avaliar a saúde geral e também exames de imagem da mandíbula ou maxila.
No primeiro momento, haverá a realização cirúrgica e colocação do implante de titânio, após a colocação dessa estrutura, é necessário esperar o processo de cicatrização do local para colocar a prótese sobre implante.
O tempo de cicatrização pode variar de acordo com as condições de cada paciente. Contudo, em alguns casos, é possível colocar a prótese logo após a fixação dos implantes de titânio, procedimento chamado de implante com carga imediata. As próteses do implante parcial fixo podem conter a partir de três dentes, e todo o processo de colocação é feito com a aplicação de anestesia local.
Veja também: Como perder o medo de ir ao dentista? 05 dicas para acabar com a ansiedade
Quando é indicado fazer esse implante?
O implante parcial fixo é indicado para todas as pessoas que perderam alguns dentes sequenciais, por qualquer que seja o motivo.
A perda do dente afeta diretamente a vida da pessoa, e não apenas por causa da estética, mas também porque a falta de um dente pode:
- dificultar a mastigação;
- dificultar a fala;
- promover a perda óssea do local onde o dente estava;
- desgastar os dentes remanescentes;
- fazer com que os dentes remanescentes fiquem tortos.
Sendo assim, o ideal é que você faça o implante parcial fixo logo depois que os seus dentes caíram. No entanto, você pode realizar esse procedimento a qualquer momento, mas é importante entender os problemas que a falta de um ou mais dentes pode causar.
Por outro lado, essa solução é contraindicada para as pessoas que tem problemas de cicatrização e também para:
- grávidas;
- pessoas com doenças cardíacas;
- pacientes com diabetes descontrolada;
- pacientes com câncer.
Sendo assim, antes de realizar esse tipo de procedimento, você precisa ser avaliado por um profissional qualificado, pois somente ele vai poder determinar se a colocação do implante parcial fixo é segura para você.
Quais são os cuidados recomendados após o implante?
Após a colocação do implante parcial fixo o paciente precisa tomar alguns cuidados no período pós-operatório para que a sua recuperação seja boa e para que ele possa evitar o surgimento de outros problemas.
Os principais cuidados que o paciente deve ter nesse período são:
- tomar os remédios receitados pelo dentista;
- repousar pelo período determinado pelo dentista;
- fazer compressas de gelo em cima da região que foi operada;
- não comer comidas sólidas nas primeiras 48 horas após a cirurgia;
- realizar a higiene bucal de acordo com as recomendações do dentista.
Por que algumas pessoas perdem os dentes?
Há várias causas para a perda de dentes, contudo, muitas poderiam ser evitadas com uma boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista.
Pessoas de qualquer idade podem perder um ou mais dentes, as principais causas dessa condição são:
Qual é o valor do implante parcial fixo?
O valor desse procedimento pode variar muito de acordo com a cidade, a condição de saúde do paciente, os materiais usados e o número de próteses. Portanto, para saber o valor exato do implante parcial fixo você precisa fazer um orçamento com um dentista.
Mas em todos os casos, para ajudar no cuidado dos seus dentes e em caso de implantes dentários, é importante contar com um bom plano odontológico. Conte com a Unimed Odonto para ajudar a cuidar da sua saúde bucal e também da sua família!