Quem perdeu um ou mais dentes pode realizar um implante dentário para substituir o dente perdido e manter a saúde bucal. Esse procedimento tem se popularizado muito nos últimos anos, principalmente porque o preço médio por dente implantado caiu bastante.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria dos Dispositivos Médicos (ABIMO), mais de um milhão de implantes dentários são feitos no Brasil todos os anos.
A grande vantagem dos implantes dentários em relação às próteses removíveis e dentaduras é que eles não se soltam. Isso faz com que o paciente se sinta mais seguro para falar e mastigar.
Além disso, esse tipo de procedimento faz com que o dente implantado pareça ser natural, o que ajuda a deixar o sorriso do paciente mais harmônico e ainda facilita a adaptação da prótese dentária.
Confira a seguir como é feito o implante dentário, quem pode fazer esse procedimento e quais são os cuidados necessários no pós operatório.
O que é implante dentário?
O implante dentário é um procedimento feito para substituir um ou mais dentes. Ele é realizado por meio de uma cirurgia na qual o dentista retira a raiz do dente perdido e coloca um pino de titânio no lugar.
Logo em seguida, o profissional coloca uma prótese provisória no lugar do dente, que vai ser usada enquanto ocorre a integração óssea. Uma vez que esse processo é finalizado, o dentista substitui a prótese provisória pela permanente.
O titânio é um material capaz de fazer com que o osso se integre ao pino de maneira permanente, além disso, o titânio também não oxida quando está em contato com a umidade, por isso, é um material ideal.
Quais são os benefícios desse procedimento?
O implante dentário traz muitos benefícios para o paciente, sendo que os principais são:
- Ajuda a preservar os outros dentes presentes na boca;
- Melhora a mastigação;
- Boa estética.
O implante dentário dura aproximadamente 20 anos. Sendo assim, você não precisa se preocupar em trocar o implante constantemente.
Qual é o melhor momento para fazer um implante dentário?
O ideal é que o paciente faça esse procedimento pouco tempo depois de ter perdido o dente. Isso porque, se houver demora para realizar o implante, pode ocorrer perda óssea e prejudicar o planejamento do implante.
Nos casos em que há perda óssea, o dentista precisa fazer um enxerto ósseo, no local onde será feito o implante.
A perda de um dente pode fazer com que os outros dentes se inclinem para ocupar o espaço vazio. Portanto, o ideal é que a pessoa procure um dentista para fazer o implante dentário logo após ter perdido o dente.
Quem não pode fazer um implante dentário?
O implante dentário é um procedimento seguro e eficaz. Contudo, ele não é recomendado para todos os públicos. Por isso, é fundamental passar por uma avaliação com um dentista para saber se você pode ou não fazer esse procedimento.
Sendo assim, essa técnica é contraindicada para as seguintes pessoas:
- Crianças e adolescentes que ainda estão na fase de crescimento;
- Presença doença gengival;
- Pacientes que fazem uso de remédios da classe bifosfonatos.
Como é a fase pré-operatória?
Antes de realizar o implante dentário os profissionais solicitam exames laboratoriais, para checar a coagulação ou outra questão que possa colocar a cirurgia em risco.
O dentista também solicita uma radiografia panorâmica ou uma tomografia computadorizada para avaliar a estrutura óssea e fazer o planejamento cirúrgico.
Como é feito o implante dentário?
Após a análise dos exames, o dentista começa o processo operatório. Nos casos em que o paciente tem perda óssea, é necessário fazer o enxerto primeiro.
Depois de realizar esse procedimento é necessário aguardar entre seis meses a um ano para fazer o implante dentário, período necessário para a região se recuperar e estar pronta para a realização do implante dentário.
Para fazer a cirurgia do implante, o dentista realiza anestesia local e em seguida, ele realiza um corte na gengiva para instalar o pino de titânio e a prótese temporária.
Após a realização do primeiro procedimento o paciente aguarda a fase de osseointegração, que dura em média de dois a seis meses. Esse período é necessário para que o tecido ósseo seja reconstituído, o que vai fornecer estabilidade para o implante.
Quando a osseointegração estiver concluída o dentista vai instalar um dispositivo chamado cicatrizador e o paciente aguarda mais alguns dias para finalmente colocar a prótese definitiva.
A cirurgia para implantar um dente dura, em média, 90 minutos, variando de acordo com a evolução de cada caso.
Quais são os cuidados no pós-operatório?
Quem passa por qualquer tipo de intervenção cirúrgica precisa tomar muito cuidado no período pós-operatório para ter uma boa recuperação. Sendo assim, os principais cuidados que o paciente deve ter após a cirurgia de implante dentário são:
- Tomar a medicação prescrita pelo médico;
- Fazer repouso;
- Aplicar uma compressa de gelo no local da operação;
- Comer alimentos pastosos na primeira semana após o procedimento;
- Fazer uma boa higiene bucal.
Quais são os tipos de implantes dentários?
Não existe apenas uma forma de fazer o implante dentário. Sendo assim, você precisa se consultar com um dentista para saber qual é o mais adequado para o seu caso. Os tipos de implante são:
Implante unitário
Esse tipo de procedimento é utilizado em quem precisa implantar apenas um dente ou quer implantar um dente de cada vez.
Implante dentário carga imediata
Esse procedimento é realizado logo após a extração de um dente. Nesses casos, o dentista já coloca uma prótese fixa, mas provisória, no paciente.
É necessária apenas uma cirurgia para realizar esse procedimento. No entanto, para que esse procedimento seja bem-sucedido, é preciso que a integração ocorra logo após a colocação do pino. Caso contrário, não é possível fazer a carga imediata.
Implante dentário dois por três
Esse tipo de implante é feito em pacientes que perderam três dentes vizinhos. A prótese possui três dentes unidos e dois pinos de titânio, já que o suporte do dente do meio é feito pelos dentes que estão ao seu lado.
Prótese protocolo fixo
A prótese protocolo fixo é usada em pacientes que perderam vários dentes vizinhos. Para realizar esse procedimento é necessário fazer uma prótese que pode conter de quatro a oito dentes, a quantidade de pinos vai variar de acordo com a arcada dentária do paciente.
- Leia mais sobre o implante parcial fixo!
Prótese Overdenture
Nesse tipo de implante os pinos são colocados dentro da gengiva, como nos outros procedimentos, mas as próteses dentárias são removíveis.
Quanto custa um implante dentário?
O valor do implante dentário varia muito, pois depende de vários fatores, como a origem do material utilizado no procedimento, se é nacional ou importado, as condições do paciente e a quantidade de dentes que precisam ser implantados.
Somente após a avaliação de um dentista será possível saber quanto você terá que pagar de acordo com as suas necessidades.
Sendo assim, quem possui um plano odontológico consegue fazer um implante dentário pagando menos. Isso porque, alguns planos cobrem procedimentos como:
- Exames;
- Consulta inicial;
- Cirurgia de enxerto ósseo;
- Prótese.
Portanto, se você se preocupa com a saúde bucal e não quer correr o risco de ficar sem um dente, confira os planos odontológicos da Unimed Odonto.