Vamos combinar que muitas “promessas” do futuro acabaram não se realizando. Ainda não vimos metade dos apetrechos tecnológicos da saga “De Volta Para o Futuro” no nosso cotidiano, mas agora parece que finalmente algo muito especial pode estar acontecendo.
O Google, gigante das buscas, está testando um carro que se autodirige. Pequenino e elétrico, ele não conta com pedais, volante, freio, embreagem, nem motorista. E, ainda assim, leva seus passageiros aonde for.
O protótipo vem com um botão de ligar e desligar (simples assim) e um sistema de conexão ao smartphone, o que permite que ele trace rotas e respeite as leis de trânsito. Acidentes envolvendo pessoas e outros veículos são evitados por poderosos sensores, que fazem uma leitura completa e eficiente do ambiente externo.
Pense em quantos benefícios isso não traria ao tráfego: ruas, avenidas e estradas mais seguras, já que a direção é controlada por computador, sem intervenção humana. Voltar para a casa depois de um happy hour animado? Permitido. Dormir ao volante? Também. Além disso, o carro do Google será de grande ajuda às pessoas que não podem dirigir, seja devido à idade ou alguma característica física.
Dê uma olhada no vídeo abaixo e veja se o futuro não parece mais prático, seguro e divertido: