Ter a casa ou apartamento próprio é o sonho da maioria dos brasileiros. Isso pode ser comprovado por uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).
Em 2020, mais de 133 mil imóveis foram financiados no primeiro semestre. Esse número corresponde a uma alta de 35,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Como estamos falando de um investimento a longo prazo e de alto custo, é natural que surjam questionamentos em relação à segurança. É por isso que houve um aumento nas buscas sobre como fazer seguro residencial para imóveis financiados.
Se você deseja saber do que se trata e como contratar esse tipo de serviço, continue a leitura. Selecionamos as principais informações para te ajudar a tomar as melhores decisões para proteger seu patrimônio.
Como funciona o seguro residencial para imóveis financiados
Quando financiamos um imóvel, obrigatoriamente, devemos contratar 2 tipos de seguros validados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Nesse caso, eles abrangem dois contextos: morte por invalidez e danos físicos.
Geralmente, o pagamento desses serviços é incluído nas parcelas do financiamento. O valor corresponde, em média, a 3% da prestação. Você deve estar se perguntando quais coberturas estão inclusas nos seguros, certo?
Então vamos à explicação:
Seguro de danos físicos
Os danos físicos são os prejuízos causados por explosão, enchente, alagamento, incêndio e desmoronamento. Também fazem parte deste cenário queda de raio, destelhamento, entre outros danos provocados acidentalmente por fatores externos.
É importante que você saiba que esse tipo de seguro cobre apenas o imóvel em si. Isso quer dizer que seus pertences, como móveis, computadores, câmeras fotográficas, jóias, entre outros itens de valor, não são contemplados.
Esse seguro residencial para imóveis financiados também não cobre problemas causados por erros de manutenção e erros cometidos durante o andamento da obra. Por isso, tome muito cuidado ao comprar apartamento na planta.
Se algo der errado com seu imóvel depois de construído, o agente financeiro só é responsável se ele também foi o construtor do prédio. Neste caso, você tem até 5 anos para reclamar da presença de defeitos, como rachaduras, descolamento de pisos, entre outros.
Seguro de Morte e Invalidez Permanente
Esse seguro serve para quitar o financiamento caso ocorram duas situações: falecimento ou incapacidade de trabalhar do responsável pelo pagamento das parcelas do imóvel.
Vale enfatizar que ele só é válido caso haja comprovação de que há apenas um responsável pelo financiamento. Caso haja mais de um, a indenização será paga proporcionalmente.
Seguro residencial completo para imóvel financiado
Como você notou, os dois seguros obrigatórios para quem compra casa ou apartamento financiados oferecem coberturas muito específicas e limitadas. É por isso que você precisa investir em uma proteção mais ampla para o seu patrimônio.
Isso é oferecido pela Seguros Unimed, que disponibiliza uma série de soluções personalizadas para te ajudar a manter sua família em segurança. O seguro residencial, dependendo do pacote contratado, cobre as seguintes situações:
- Prejuízos causados ao próprio imóvel e, aos equipamentos e móveis, pela ocorrência de raios, curto circuito, incêndios e outros eventos.
- Prejuízos por danos em vidros, espelhos, mármores, granitos, entre outros objetos.;
- Danos materiais ou corporais causados a terceiros;
- Roubo ou furto qualificado dos bens segurados;
- Rompimento das tubulações do imóvel;
- Danos aos bens do escritório instalado na residência.
Além dessas, existem outras coberturas que podem abranger o seguro residencial, como a garantia de aluguel. Neste caso, em caso de sinistro coberto e o inquilino ficar impedido de permanecer no imóvel, você tem a garantia de receber o aluguel e taxas condominiais. Da mesma forma, o seguro custeará o aluguel de outra moradia, caso a residência em que você more tenha sofrido algum dano coberto e você não possa morar lá por certo período.
Vale dizer que, se você contratar o seguro residencial da Seguros Unimed, contará com assistência 24 horas para diversos serviços, como chaveiro, eletricista, encanador, assistências para o seu pet, entre muitas outras.
Além disso, é possível agendar com facilidade a troca de lustres, dedetização, limpeza de sifões, entre outras comodidades.
Por que contratar um seguro residencial personalizado
De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre a violência na América Latina, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de registros de taxas de roubos.
E os números continuam. Na cidade de São Paulo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, aproximadamente 54 imóveis são assaltados por dia. Diante desses dados, contratar um seguro residencial é uma questão de necessidade.
Isso sem contar que ele também garante um maior controle financeiro. Afinal, você pode evitar gastos inesperados com reparos elétricos, hidráulicos ou com a compra de uma televisão nova em caso de roubo, por exemplo.
Por fim, é importante ressaltar que você poderá ter acesso a coberturas e serviços de assistência 24 horas por um custo acessível.
Diante de tantas vantagens, não perca mais tempo para cuidar de tudo o que tem valor inestimável. Acesse nossa loja virtual ou converse com um corretor. Ele vai te ajudar a focar nas melhores soluções.