O clareamento dental é um procedimento para clarear os dentes que ficam amarelados com o passar do tempo. Eles ganham essa cor por conta de pigmentos externos como por exemplo café, vinhos, beterrabas e pelo fumo de cigarros.
A expectativa ao fazer o procedimento é ficar com os dentes branquinhos. Você sabe como funciona esse procedimento? Por que ele pode ser prejudicial? Fique aqui para descobrir.
O que é clareamento dental e para que serve?
O clareamento dentário é um procedimento estético que serve para clarear os dentes através de uma micro limpeza de sua estrutura. Ele utiliza produtos à base de peróxido de hidrogênio em contato direto com a superfície dentária.
O peróxido de hidrogênio consegue clarear seus dentes quebrando as moléculas pigmentadas em moléculas menores. E é por isso que seus dentes ficam mais claros.
O gel usado para o clareamento é muito forte, tem concentração de 30% a 40% dessa substância. Caso entre em contato com a gengiva, língua, lábios ou pele, ele pode causar queimaduras e cicatrizes.
Tipos de clareamento
Existem algumas técnicas de clareamento dependendo da situação dos dentes e do que causou o escurecimento. Esse procedimento não é aconselhável para:
- Menores de 16 anos, gestantes, mulheres que estão amamentando e para quem tem sensibilidade nos dentes.
- Quem tem muitas restaurações, pois os clareadores não agem em resina.
Clareamento interno
Costuma ser utilizado em dentes que passaram por um tratamento de canal, o gel clareador é colocado dentro do dente pelo dentista em consultório.
As causas do escurecimento interno do dente podem ser por hemorragia interna ou necrose da polpa. E pela impregnação de iodo, que pode acontecer em obturações mais antigas, em que os cimentos usados para o processo tinham essa substância.
Clareamento externo
É feito do lado de fora do dente, utilizando os géis com peróxido apenas na superfície dentária. O dentista usa o gel clareador, em concentrações mais fortes, com o auxílio da luz pulsante.
Problemas que o clareamento dental pode causar
O peróxido de hidrogênio, conhecido como água oxigenada, é usado em porcentagens de 30% a 40% nos géis clareadores. Caso haja contato com pele, língua, lábios, bochechas ou gengivas, pode causar queimaduras e graves lesões.
Riscos de fazer clareamento caseiro
O clareamento caseiro pode prejudicar a saúde dos seus dentes. Afinal, somente um profissional pode determinar o que é melhor em cada caso.
Existem várias receitas caseiras na internet, sem nenhuma comprovação profissional, tome cuidado! Conheça quais são e os riscos que oferecem:
- Bicarbonato de sódio, carvão ativado: São altamente abrasivos, já que desgastam o esmalte do dente. Com o passar do tempo e dos usos, deixa os dentes sensíveis e podem surgir manchas irreversíveis.
- Cascas de banana: Em tese, a casca de banana tem que ser esfregada nos dentes e assim o clareamento aconteceria. Porém ela não tem componentes clareadores e nem eficácia comprovada.
- Cremes dentais clareadores: Eles possuem abrasivos que em excesso desgastam o esmalte dos dentes.
E até mesmo o uso da moldeira por conta própria tem seus riscos. O procedimento incorreto pode causar sensibilidade, pulpite, sangramentos e queimaduras, cáries e até mesmo fraturas.
Quanto tempo os dentes permanecem brancos após o clareamento
Os resultados do clareamento dental podem durar de acordo com os hábitos e a estrutura dos dentes de cada pessoa. Tudo vai depender da alimentação e higiene diária.
Mesmo com o clareamento dentário, os dentes não costumam ficar totalmente brancos. Antes de optar por esse procedimento, converse com seu dentista, seus dentes podem ter uma ótima cor e só precisar de uma limpeza profissional.
Considerando todas essas informações, somente seu dentista poderá responder se o clareamento dental é ou não indicado para você. Cuidar da sua higiene bucal e alimentação são a chave para manter um sorriso mais branco.
É importante contar com um plano odontológico de confiança para sanar suas dúvidas e indicar o melhor procedimento para o seu caso. Conte com a Unimed Odonto, temos atendimento 24 horas e planos que cabem na sua realidade.
Ufa consegui achar o artigo que estava precisando e
poucos conseguem ter essa informação correta e
relevante. Obrigado e vou compartilhar no meu twitter.