O Natal e Ano Novo de 2020 será em meio a uma crise sanitária sem precedentes.
Na Europa e nos Estados Unidos, revela-se a segunda onda da COVID-19. O Brasil também vem registrando aumento de casos de contágio – desta vez, a taxa de ocupações de hospitais privados acendeu o alerta para o fato de que a doença ainda não está sob controle.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez um apelo para que as populações de todo o mundo sejam prudentes nas festas de final de ano. Para a OMS, idealmente, nem deveria haver encontros presenciais entre familiares e amigos para impedir a disseminação do coronavirus.
De fato, todos os infectologistas recomendam ponderação nas celebrações.
“Não é possível falarmos em festas de final de ano com aglomerações e com segurança; são coisas antagônicas neste momento” enfatiza Rebecca Saad, infectologista pelo Instituto Emílio Ribas e diretora médica da OH Consulting. “Encontrar pessoas de outros núcleos familiares não é recomendado enquanto não tivermos a vacina.”
A médica destaca alguns aspectos e cuidados que devem ser tomados para que o encontro do núcleo familiar seja mais seguro.
- Mantenha-se o mais isolado possível, no mínimo, de uma semana a 10 dias antes do encontro (reduz a chance de levar o vírus);
- Não vá ao encontro se tiver algum dos sintomas sugestivo da COVID-19, como dor de cabeça, febre, dor no corpo, indisposição e cansaço, coriza, congestão nasal, ausência de olfato ou paladar, diarréia.
- Reúna-se com um grupo pequeno de familiares: quanto mais pessoas, maior o risco de transmissão da doença;
- Evite abraços, beijos, danças e cantoria. O ideal é que seja mantido distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas;
- Opte por encontros em ambientes abertos;
- Não compartilhe copo ou talher com ninguém;
- Mantenha-se de máscara enquanto não estiver se alimentando;
- Lave as mãos com água e sabão ou Use álcool em gel para higienização de mãos a todo momento;
- Não é recomendado que núcleos familiares diferentes compartilhem banheiro ou quarto com outras pessoas;
- O cuidado dever ser redobrado com pessoas idosas e dos grupos de risco. Eles devem ser poupados de qualquer aglomeração;
- Ter realizado o exame RT- PCR nos dias que antecedem o encontro não garante segurança, pois é possível ter a doença mesmo com o exame negativo em até 30% casos. Um resultado negativo de PCR não exclui os outros cuidados
- Se você, por orientação médica, realizou o exame RT -PCR antes do evento, é recomendado se manter isolado até o resultado.
- Busque sempre a orientação médica em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas.
“Sabemos que o distanciamento social já dura meses no nosso país e isso entristece, mas infelizmente não há outra forma de prevenir a doença neste momento”, diz a infectologista. “Que a vacina seja nosso o presente em 2021.”
Confira também mais orientações e notícias sobre COVID-19 em nosso site!
Só tenho um banheiro em casa! O que faço para evitar a contaminação?
Olá Jodete, tudo bem?
As superfícies devem ser limpas com álcool 70% apenas se houver algum infectado em casa. Se não, somente limpeza conforme o dia-a-dia.
Lavagem das mãos antes e depois de usar o banheiro.