Garantir que o seu lar e a sua família estejam sempre protegidos é fundamental para uma vida melhor, e essa tranquilidade pode ser conquistada com um serviço elaborado justamente para isso: o seguro residencial.
Esse tipo de seguro preserva imóveis destinados à moradia, como o seu lar ou um apartamento na praia, tanto em relação à estrutura física do imóvel quanto a tudo que há dentro dele.
A modalidade vem sendo cada vez mais buscada pelos brasileiros. O volume de contratos aumenta em torno de 8,5% ao ano, de acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).
No entanto, atualmente, apenas 15% dos domicílios estão protegidos com o seguro residencial.
Esse cenário se dá porque ainda é preciso disseminar o que é seguro residencial, esclarecer seus benefícios e deixar de lado a ideia equivocada de que proteger um imóvel sai caro.
O que cobre o seguro residencial?
O que cobre o seguro residencial dependerá do seu contrato.
A melhor forma de escolher é considerar o seu perfil para garantir que você irá contratar uma cobertura que inclui todas as suas necessidades e não acabar pagando por benefícios que você não usará.
De forma geral, um seguro para residência pode cobrir o valor do imóvel, o que há dentro dele ou ambos, ou seja, prédio e conteúdo.
A apólice também pode vir com benefícios adicionais que vão ajudar a apaziguar situações que provocam prejuízos financeiros e desgaste emocional.
Confira o que a Seguros Unimed oferece para o seu lar e a sua família:
- Seguro contra incêndio, queda de raio, explosão, fumaça e queda de aeronave
- Seguro contra perdas e danos em caso de roubo ou furto qualificado
- Seguro contra danos a equipamentos de escritório na residência
- Troca de vidros, espelhos, granitos e mármores em caso de quebra espontânea ou imprudência
- Garantia de pagamento de aluguel
- Serviços de manutenção (limpeza de calhas caixa d’água, caçamba, etc)
- Serviços emergenciais (hidráulico, elétrico, chaveiro, etc)
- Cobertura de danos materiais ou corporais causados a terceiros
- Cuidados com os animais de estimação
- Consultoria de sustentabilidade
Confira também: Seguro de vida para família é alternativa para quem deseja um futuro mais tranquilo
Quantas vezes posso acionar o seguro residencial?
Devido à variedade de coberturas e assistências que o seguro oferece, é possível utilizar o produto diversas vezes, respeitando os limites que constam na apólice.
No caso da assistência, temos como exemplo a inspeção domiciliar (troca de lâmpadas, instalação de chuveiro elétrico, substituição de telhas, etc). Nesse caso, o limite é de uma intervenção por ano, com a solicitação de até 3 serviços de uma única vez.
Entretanto, há uma variedade de coberturas e benefícios de uso ilimitado, como o help desk.
Qual a média de valor deste tipo de seguro?
O melhor seguro residencial é aquele que é personalizado para você. Por isso, a composição do valor do seguro leva em conta diversos fatores, como as características do imóvel, a localização, o número de coberturas contratadas, entre outros.
O preço varia entre 0,2 e 0,6% do valor do imóvel – o que é muito inferior ao valor de um seguro automotivo, que pode chegar a 6% do veículo.
Considerando que a cada quatro horas uma residência é roubada no Brasil e o país recebe cerca de três descargas elétricas por segundo, o valor da contratação de um seguro residencial é irrisório frente à prevenção dos riscos.
Quem compreende o que é seguro residencial não fica desprotegido. Com um ótimo custo-benefício, sem gastos inesperados e pronto para qualquer imprevisto, a sua vida e a de toda a sua família ficam muito mais tranquilas.