Um dos desafios da quarentena é nos mantermos ativos fisicamente. Aliás, mexer o corpo também contribui para o equilíbrio emocional.
Idosos, particularmente, não devem deixar de se exercitar, leve ou moderadamente, de acordo com suas condições. “Os exercícios para o período de distanciamento social imposto pela COVID-19 são destinados à preservação da mobilidade articular e força muscular dos membros superiores e inferiores, que são fundamentais para a funcionalidade”, explica Rubens Guimarães, fisioterapeuta especialista em Gerontologia e membro da Associação de Fisioterapeutas do Brasil (AFB).
Praticadas pelo menos de três a cinco vezes por semana, as atividades físicas refletem positivamente, inclusive, no sono. Promovem bem-estar geral, tão necessário na pandemia.
Quem tem um quintal em casa pode estimular o idoso a caminhar com tranquilidade e segurança, uma ótima alternativa para trabalhar as funções respiratória e circulatória.
Rubens Guimarães sugere também alguns exercícios para serem praticados dentro de casa, indicados especialmente para aqueles que só contam com espaços internos, como apartamentos, onde se exercitar. “As orientações sobre as atividades físicas devem serem repassadas aos familiares e cuidadores para que os idosos tenham apoio e os benefícios sejam bem aproveitados”, recomenda o fisioterapeuta.
Foco nos membros superiores
“Os exercícios ajudam nas atividades diárias como tomar banho, vestir-se, pegar objetos e se pentear”, diz Rubens.
Siga as etapas:
I – peça para a pessoa idosa levar a mão na cabeça, na nuca; II – levar a mão no ombro oposto, pela frente e por trás da cabeça; III – abrir os braços e fechá-los cruzando as mãos na frente do corpo ou acima da cabeça; IV – tentar alcançar um objeto ao lado do corpo, à frente ou acima.
Foco nos membros inferiores
“Essa série contribui para facilitar a marcha e prevenir quedas”, explica o fisioterapeuta.
I – peça para a pessoa idosa (sentada ou em pé) movimentar os quadris, flexionando as coxas alternadamente (ativação dos quadríceps);
II – sentada em uma cadeira, fazer os movimentos de dobrar e estender os joelhos;
III – – sentada em uma cadeira, abrir e fechar as pernas (musculatura interna e externa dos quadris);
IV – ficar nas pontas dos pés (fortalecimento de musculatura posterior das pernas) e depois apoiar levantar os dedos dos pés com os calcanhares no chão (atividade da musculatura anterior de pernas).
Vários grupos musculares
“Sentar e levantar é um exercício simples, ideal para ser executado diariamente. Ativa diversos grupos musculares, como os paravertebrais, parte dos glúteos, quadríceps e tibial anterior. Pode fortalecer também os braços e antebraços se forem usados como apoio”, esclarece Rubens.
O fisioterapeuta recomenda 10 repetições com a cadeira encostada em uma parede para evitar que deslize.
Para mais informações sobre os exercícios propostos a idosos, acesse a videoaula com o fisioterapeuta Rubens Guimarães, que participou do projeto ‘Cuidando de quem cuida’, da Fundação Oswaldo Cruz: https://www.youtube.com/watch?v=LiFnMukU-OY