Além de ter que lidar com a perda de uma pessoa querida, os familiares ou cônjuge do falecido ainda precisam providenciar alguns documentos e cuidar do funeral e enterro do ente que se foi. Mas sabia que esses processos podem ser facilitados com a contratação de um seguro funeral?
A família de quem contratou esse tipo de serviço não vai precisar se preocupar com as questões burocráticas que surgem quando alguém morre, e nem vai ter que arcar com os custos do velório e do enterro, que em alguns casos podem chegar a R$ 60 mil.
Continue lendo este texto para entender melhor o que é e como funciona o seguro funeral e quem pode contratar esse tipo de serviço.
O que é Seguro Funeral?
O seguro funeral garante que todas as despesas referentes ao velório, enterro ou cremação sejam pagas pelo seguro.
Além disso, a família do segurado vai poder contar com a assistência de um profissional da seguradora para tratar as demandas burocráticas que surgem quando alguém falece.
A maioria das seguradoras trabalha com duas modalidades de seguro funeral. Na primeira, a família escolhe a empresa que ficará responsável pelo velório e também decide todos os detalhes do funeral, como qual caixão será usado e quais serão as coroas de flores que vão enfeitar o local.
Nesse caso, os familiares precisam apresentar as notas fiscais para a empresa de seguros para obter o reembolso das despesas.
Já na outra modalidade, a seguradora é quem fica responsável pela organização, planejamento e pagamento direto de todas as despesas referentes ao velório e ao sepultamento ou cremação.
Contudo, ao fazer o plano, o segurado pode escolher como ele quer que o seu velório seja realizado.
Além disso, quem contrata esse tipo de seguro pode escolher fazer um plano individual ou familiar. No segundo caso, podem ser incluídos os filhos, pais, sogros e cônjuge.
Como funciona o Seguro Funeral?
O seguro funeral funciona de forma parecida com os outros tipos de seguro. Quando ocorre o sinistro (evento previsto na apólice), os familiares do segurado entram em contato com a seguradora solicitando que ela realize o que está previsto no contrato, ou seja, a organização do funeral e auxílio com os trâmites burocráticos.
Após ser acionada, a seguradora vai começar a efetuar os procedimentos necessários para realizar o velório e o sepultamento do segurado.
O que o seguro funeral cobre?
A cobertura do seguro funeral pode variar de acordo com a seguradora e com o plano escolhido pelo segurado. Contudo, algumas coberturas que são comuns entre a maioria das operadoras de seguro são:
- Realizar os procedimentos necessários para a liberação do corpo;
- Fazer o registro de óbito no cartório;
- Efetuar o pagamento das taxas municipais;
- Organizar o funeral;
- Realizar o serviço de preparação do corpo;
- Realizar os procedimentos necessários para o enterro ou cremação do corpo.
Dependendo do plano contratado, a seguradora também pode cobrir o translado do corpo — caso o segurado tenha falecido em uma cidade diferente da qual ele será enterrado.
Quais são os benefícios do seguro funeral?
Ter um seguro funeral pode trazer benefícios tanto para o segurado quanto para os seus familiares, como:
- Não precisar gastar com as despesas referentes ao velório e enterro;
- Não ter que se preocupar com os trâmites burocráticos, como registro de certidão de óbito e pagamento de taxas municipais;
- Poder escolher como será o seu velório e sepultamento.
Como acionar o Seguro Funeral?
Para acionar o seguro funeral basta entrar em contato com a seguradora e informar o ocorrido. A melhor forma de fazer isso é ligando para a operadora. Por isso, caso você tenha contratado esse produto, informe o número de telefone da empresa para os seus familiares e/ou cônjuge.
A maior parte das seguradoras, inclusive a Seguros Unimed, possui equipe disponível 24 horas por dia. Sendo assim, é possível acionar a operadora a qualquer momento.
Assim que a empresa for acionada, ela vai começar a realizar os trâmites necessários para realizar o velório e o enterro ou cremação do segurado.
Existem alternativas ao seguro funeral?
Nem sempre é necessário adquirir um seguro funeral para garantir a cobertura dos custos referentes ao velório e ao sepultamento. Isso porque, alguns produtos, como o seguro de vida e o seguro de acidentes pessoais já oferecem esse tipo de cobertura.
Ao contratar um seguro de vida da Unimed Seguros, por exemplo, o beneficiário pode contratar também um serviço de assistência funeral.
Esse serviço de assistência funeral cobre todos os gastos referentes ao velório e sepultamento ou cremação, como registro de óbito, taxa de velório, caixão e coroas de flores.
Outra opção é contratar um auxílio-funeral, que permite que os beneficiários do contratante recebam o reembolso dos valores gastos com o velório e sepultamento. Agora que você já sabe o que é seguro funeral e quais são as alternativas para esse tipo de produto, acesse o site da Seguros Unimed, confira os planos disponíveis, faça uma cotação e escolha o que for melhor para você.
Gostaria de mais informações sobre seguro funeral
Olá Juares, tudo bem? Nem sempre é necessário adquirir um seguro funeral para garantir a cobertura dos custos referentes ao velório e ao sepultamento. Isso porque, alguns produtos, como o seguro de vida e o seguro de acidentes pessoais já oferecem esse tipo de cobertura. Acesse nosso site e saiba mais!