- Pediculose
O nome é difícil, mas esta é a doença causada pelo famoso piolho, um inseto que vive no cabelo ou em outras áreas do corpo com pelo e é sugador de sangue. Não deixe seu filho ir para a escola com cabelos molhados, porque esses bichinhos irritantes adoram a umidade. Também não permita que compartilhem objetos pessoais como pentes, bonés e presilhas. Uma boa ideia é prender os cabelos compridos antes de enviar as crianças para o colégio ou para atividades coletivas, evitando assim as infestações indesejadas.
- Micose
Um clássico infantil: quem não se lembra daquela coceira chata que não parava de irritar a gente? Causada por fungos, elas na verdade são infecções que podem aparecer na pele, nas unhas e nos cabelos. Também estão relacionadas com a umidade, o calor e a transpiração. Por isso, fique de olho na higiene dos seus filhos: confira se lavaram as mãos regularmente, se secaram corretamente o corpo depois do banho e da piscina. Novamente não deixe que as crianças compartilhem toalhas e sandálias, andar descalças em vestiários, banheiros público e piscinas. Também é importante manter sempre as unhas curtas e limpas.
- Pitiríase Versicolor (Pano Branco):
Sabe aquelas manchinhas brancas ou rosadas que aparecem na pele da criançada durante o calor? Pois bem, esse é um tipo de infecção causada por levedura que é chamada de Pitiríase Versicolor ou Pano Branco. Crianças com pele oleosa ou que suam muito são o alvo preferido da levedura e as lesões acabam aparecendo no tronco, ombros e pescoço. A doença é mais comum nos climas quentes e úmidos e não é contagiosa.
- Molusco
A doença de pele que tem o nome daqueles animais moles não tem nada de legal. Ela se caracteriza pelo surgimento de pequenas lesões na pele, bem redondinhas e com aparência brilhante. Na verdade, ela é uma infecção viral altamente contagiosa, que é transmitida por contato direto ou através do contato com objetos contaminados. Não deixe as crianças coçarem as lesões para elas não se espalharem ainda mais.
- Impetigo
Doença onde um monte de machucadinhos aparecem, geralmente, no rosto da criança (ao redor da boca ou do nariz) ou em braços, mãos e pés. No Impetigo, as bolhas cheias de pus podem se romper e formar crostas amareladas ou amarronzadas. Caracterizada por coceiras, esta enfermidade é uma infecção bacteriana altamente contagiosa.
- Alergia
A pele das crianças é mais fina e porosa do que a dos adultos. Como acaba absorvendo mais os produtos químicos, têm maior risco de reações alérgicas. Não permita que as crianças usem maquiagem ou tintura de cabelo para adultos, somente produtos infantis apropriados para a faixa etária. Picadas de insetos também podem provocar reações alérgicas e, nos bebês, é comum a dermatite de fralda – uma irritação na pele causada pelo contato com a urina e fezes. Faça a higiene correta e evite usar substâncias irritantes.
Caso o seu filho apresente algum sintoma descrito, é necessário buscar ajuda profissional para ter orientações e o tratamento adequado. Com os planos de saúde da Seguros Unimed, você conta com uma ampla rede de médicos experientes, que acompanharão a infância do seu filho, garantindo mais saúde e bem-estar.