Encontrar um lugar para morar, seja uma residência alugada ou própria, é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Mas você já pensou em deixar o seu espaço mais protegido dos imprevistos do dia a dia?
Esse é o papel do seguro residencial. Além de ser composto por coberturas que podem ajudar na reposição de seus bens no momento de um sinistro, no conserto ou reforma do seu lar, também pode cobrir os custos com os quais você não contava no orçamento.
Confira as 5 principais vantagens que uma apólice de seguro pode trazer para você e sua família:
1. Proteção para a sua residência
No último ano, devido ao cenário atual – no qual muitas pessoas estão vivendo mais dentro de casa -, a procura por seguros residenciais teve um aumento no país. De acordo com a Confederação Nacional de Seguros, a busca por esse serviço cresceu 6,1% em 2020. Mas por que ele é tão importante?
Antonio Carlos Costa, presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro e Espírito Santo responde a essa questão: “No Brasil temos aproximadamente 70 milhões de residências. Destas, 10 milhões têm um seguro residencial, ou seja, apenas uma parcela pequena da população está de fato protegida. Entretanto, percebemos uma evolução no último ano neste segmento tão importante para a nossa sociedade, pois não estamos falando apenas de um bem e sim de um lar, lugar de convivência com a família, amigos e vizinhos”.
José Varanda, coordenador do curso de graduação em Administração da Escola Nacional de Seguros, complementa: “O Seguro Residencial é muito importante pela amplitude de coberturas concedidas e, no caso de apartamentos, é indispensável para complementar o Seguro do Condomínio.
Quem contrata o Seguro Residencial tem a tranquilidade de saber que na ocorrência de algum dos eventos cobertos não ficará desamparado e terá a reposição do que for perdido ou danificado e, no caso das coberturas de assistência, há situações emergenciais que serão rapidamente atendidas pelos prestadores de serviço referenciados da seguradora onde contratou o seguro.”
2. Cobertura de responsabilidade e para os seus bens
Além da cobertura básica, que comumente é chamada de cobertura de incêndio – mas que atende também alguns tipos de explosão, como queda de aeronave, raios, panelas de pressão ou celulares, por exemplo – há aquelas que chamamos de coberturas acessórias, nas quais dependem da contratação do seguro, onde está localizado e qual o tipo de imóvel. Dessa forma, se for uma casa ou apartamento, essa disponibilidade pode variar.
Renato Bisconsin Figueiredo da Cruz, coordenador estratégico comercial de ramos elementares da Seguros Unimed, exemplifica algumas delas: “Uma cobertura que é muito contratada é a cobertura de vendaval, chamada também por cobertura de furacão, ciclone, ou queda de granizo. Se você está localizado em um apartamento, os danos que podem ocorrer são mais relacionados à sacada. Mas, no caso de uma chuva de granizo, em uma casa, pode também acabar danificando bens internos à ela.”
A segunda mais contratada depois da cobertura de incêndio é a cobertura por danos elétricos, que não só está relacionada a incidências meteorológicas, como também danos que possam ocorrer em equipamentos eletrônicos dentro da residência. “Ela tem como objetivo cobrir possíveis danos que possam ocorrer aos equipamentos eletrônicos dentro de uma residência, tudo que estiver ligado à fiação”, completa o especialista.
A próxima citada por Cruz é a cobertura de roubo e furto. “Cobre todos os bens que forem levados ou tentados pelo meliante”, destaca.
Nessa lista podemos incluir as coberturas que têm como foco a quebra de vidros, perda de aluguel ou pagamento de aluguel a terceiros, entre outras.
Para finalizar, Renato Cruz reforça uma cobertura que pode não ser tão conhecida como as outras, mas que também é de extrema importância: a de responsabilidade civil familiar – que tem como propósito indenizar danos físicos ou materiais, causados de forma não intencional a terceiros: “o interessante do seguro de responsabilidade civil familiar é que ele não é restrito ao seu imóvel, mas funciona para todo o território nacional. Então, se você estiver andando no shopping e, ao entrar em uma loja de decoração, acaba quebrando um objeto, o mesmo vai ser indenizado.”
3. Assistências gerais
Dentre tantas coberturas que o segurado pode contar, há ainda assistências gerais nas quais o ajudam em diferentes situações do cotidiano.
José Varanda lista algumas delas: “as seguradoras também disponibilizam no seguro residencial opções de cobertura de assistência com serviços variados, como: chaveiro, conserto de equipamentos da linha branca – como computadores, notebooks e periférico -, eletricista, encanador, gasista e muitos outros serviços complementares.”
4. Tranquilidade para o seu lar
Ter sua residência segurada oferece tranquilidade e paz de espírito, quer seja ela apartamento ou casa.
Antonio Costa oferece algumas dicas para quem está em busca deste serviço: “existem diversos produtos residenciais disponíveis no mercado, por isso é importante contar com o auxílio de um corretor de seguros na hora da contratação. O seguro pode ser para casa ou apartamento e, dependendo da regra de aceitação de cada seguradora, pode ser incluído imóveis de veraneio, além do imóvel habitual.”
5. Ótimo custo-benefício
E, apesar do que muitos podem pensar, a contratação de seguros residenciais não é cara e ainda compensa pelo seu custo-benefício. “O seguro residencial não é um seguro caro, apesar de cobrir importâncias seguradas com valor alto. Dando um exemplo, quando você faz um seguro de automóvel, é pago, geralmente, três mil reais para fazer a cobertura de um carro de trinta mil reais. Já o seguro residencial, você paga parcelas de vinte a trinta reais por mês, dependendo da composição da cobertura contratada, para segurar bens, às vezes, de quinhentos mil reais ou ainda maiores”, resume Renato Cruz.
Com todos esses benefícios listados, fazer um seguro para sua casa não é uma opção, mas sim uma necessidade.
Conte com a Seguros Unimed para escolher uma solução personalizada para a sua realidade. Quer saber mais? Acesse já.