Uma pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, revelou que 53% dos brasileiros tiveram seu bem-estar mental afetado e piorado em 2020, auge da pandemia. Na Itália são 54%, na Hungria 56%, no Chile 56% e na Turquia 61%.
Outra informação importante: estudo epidemiológicos apontam que 15,5% dos brasileiros terão depressão ao longo da vida. Isso é muito sério!
Por isso, é hora de parar e prestar atenção na rotina de trabalho e no estilo de vida que escolhemos. Será que não está na hora de mudarmos algumas coisas?
Aqui, nós separamos cinco dicas para você aplicar já na sua rotina e melhorar sua saúde mental:
- Descanse. Ao contrário do que muitos imaginam, dormir de forma regular influencia o seu equilíbrio emocional. Por isso, procure dormir 8 horas por noite.
- Coma bem. Uma alimentação saudável e balanceada permite a ingestão de todos os nutrientes necessários ao organismo, consequentemente, ajuda no bom funcionamento do cérebro.
- Excesso de álcool e tabaco não são benéficos à saúde física e mental.
- Mesmo com a distância imposta pela pandemia, não deixe de manter contato com amigos e familiares. Eles são a nossa rede de apoio sempre.
- Tenha sempre tempo para você. Sim! Você precisa fazer atividades que tragam prazer e bem-estar, além de, é claro, as obrigatórias do dia a dia. Leia um livro, assista a filmes, séries, aprenda novas habilidades, faça exercícios físicos, ouça suas músicas favoritas.
Preste atenção aos sinais do seu corpo. Você pode estar passando por momentos de estresse que estão afetando sua saúde mental!