Você observa a data de validades dos produtos presentes no seu banheiro? Especialmente os produtos de higiene bucal? É importante dar uma olhada na validade dos produtos, atrás de alguns itens esquecidos. O uso do produto de higiene vencido não é problema, não traz um risco à saúde. Mas a ação do flúor pode reduzir e dependendo do tempo da data de validade, existe uma perda potencial da eficácia.
Segundo especialistas, normalmente dois anos após a fabricação dos produtos de higiene o flúor deve estar disponível para aderir ao esmalte do dente, fortalecendo contra o ácido causador das cáries. Depois desse período, alguns íons de flúor podem se unir a outros agentes, formando um sal ou um cristal invalidando a ação do produto.
Dependendo do vencimento e da temperatura do ambiente que o creme dental foi armazenado a substância pode se separar, causando uma ação irregular do flúor e agentes aromatizantes em cada uso, que pode trazer um aroma desconfortável. Além disso, a consistência também pode alterar, tornando difícil espremer para fora do tubo.
O fio dental também contém produtos químicos, como flúor ou substâncias para melhorar o sabor. Esse também sofre alteração após o vencimento.
E o enxaguante bucal expirado pode desenvolver bactérias e ingredientes rançosos, tornando-o inseguro para uso. Alguns sinais que o produto venceu incluem a alteração da cor, do odor diferente e da consistência incomum. Devido à degradação de seus ingredientes ativos, o anti-séptico bucal torna -se ineficaz e possivelmente prejudicial.
Para determinar o prazo de validade, os fabricantes realizam testes para avaliar a eficácia do produto e o seu comportamento químico ao longo do tempo. E para evitar desperdício, crie o hábito de olhar o prazo de validade todas as vezes que for utilizar um produto. Isso já vai diminuir muito a chance de o prazo expirar.