A prevenção deve ser a palavra de ordem quando o assunto é cuidar da saúde bucal, mas se surgirem problemas nos dentes, o dentista deve ser procurado logo. Algumas pessoas adiam esse momento, temerosas de sentar na cadeira do consultório odontológico.
Você já ficou com medo de sentir dor ou de passar por uma experiência ruim? O tratamento de canal no dente está entre os procedimentos mais temidos na hora de visitar o dentista, mas fique tranquilo, vamos esclarecer as principais dúvidas.
O que é tratamento de canal dente?
Entre as maiores preocupações das pessoas com os dentes, está o tratamento de canal. Por não entender como é o tratamento, gera ansiedade, mas esse procedimento é muito importante para manter não apenas o dente, mas a saúde geral do indivíduo.
A polpa é a parte mais interna do dente e possui nervo e vasos sanguíneos, em casos de cáries extensas a polpa pode ser atingida, causando dor.
A especialidade que trata esta área é a endodontia, o especialista faz o diagnóstico e o tratamento indicado, removendo a polpa e preenchendo o dente com um material obturador.
Quando é indicado o tratamento de canal dentário?
O tratamento de canal é indicado quando a polpa é atingida pela cárie ou por um trauma, levando a inflamação ou até uma infecção.
É importante fazer a limpeza adequada e correta obturação para sanar a inflação e infecção. Desta forma o dente fica livre de bactérias no seu interior, livre de dores e adequado para restabelecer sua função de mastigação.
Como é realizado o procedimento?
Este tratamento exige alguns cuidados diferentes de uma restauração convencional, devido à região que deve ser cuidada. Mas não é tão complicado quanto parece. O passo a passo seguido pelos dentistas é:
– Antes de começar, é feita uma avaliação, geralmente inclui a realização de uma radiografia que mostra qual a situação no interior do dente prejudicado;
– É aplicada uma anestesia para que o paciente não sinta dores durante o procedimento;
– O dente é aberto até atingir a polpa, com instrumentos muito finos;
– O tecido infectado é removido, assim como outros resíduos;
– É feita a limpeza para remover as bactérias;
– Caso julgue necessário, o dentista pode aplicar um medicamento que vai agir por alguns dias antes de finalizar o tratamento e enquanto isso o dente é preenchido com um curativo;
– Depois de limpo, o dente é selado na parte interna;
– Para finalizar, é feita a restauração na coroa do dente.
Mitos e verdades sobre o tratamento de canal no dente
Ainda existem dúvidas que fazem as pessoas temerem a realização do tratamento endodôntico. Você já pode ter ouvido algumas delas, por isso vamos falar o que é mito e o que é verdade na hora de fazer um canal.
Fazer o canal dói
Mito. A aplicação da anestesia na região próxima ao dente impede que a pessoa sinta dor durante o processo.
Posso sentir dor no dente logo após
Verdade. Depois de passar o efeito anestésico, é possível sentir um pouco de dor ou desconforto na região. Se perdurar, é indicado retornar ao dentista para uma nova avaliação.
O dente pode quebrar
Verdade. Depois do tratamento de canal devemos ter mais cuidado com o dente, ele fica normalmente mais frágil que os dentes que não passaram pelo tratamento.
Depois do canal o dente fica escuro?
Verdade. Qualquer dente que passa pelo tratamento de canal pode sofrer alteração de cor.
O dente pode ficar sensível
Verdade. Logo após a realização do canal o dente pode ficar mais sensível, mas normalmente em poucos dias essa sensibilidade costuma desaparecer.
O custo de um tratamento de canal é mais alto do que os de restaurações mais simples e os valores podem variar. Se você tiver um plano odontológico que cubra o procedimento pode evitar gastos inesperados.
Para evitar problemas que levem à necessidade de um tratamento desse tipo, mantenha sempre o cuidado com os dentes e faça consultas regulares com o dentista.