A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de trabalho de muita gente. Há tempos, o home office já faz parte da cultura de várias organizações, sobretudo de startups e empresas de tecnologia. Mas como resposta à pandemia, a proporção de funcionários remotos cresceu vertiginosamente.
Para quem é empregador e ainda não tem prática com o trabalho à distância, é fundamental preparar a empresa para o novo modelo.
Veja como funciona o trabalho remoto e confira as dicas para implantar o home office.
Infraestrutura: ofereça ferramentas de trabalho para a jornada em casa, como notebook, celular e até a conexão à internet. Para o empregador, aliás, uma das vantagens do home office é a economia com o aluguel de uma sede e até com os custos de transporte dos funcionários.
Comprometimento e disciplina: é importante que todos estejam disponíveis durante o horário do expediente. Desta forma, é mantida a sinergia entre os times.
Plataforma de comunicação: há diversas ferramentas para a comunicação entre os grupos; do WhatsApp aos softwares de videoconferência, como Google Hangouts e Skype.
Produtividade: estabeleça métricas transparentes para o período de home office, como o envio de relatórios e o planejamento de trabalhos específicos. “Combine uma reunião por dia para que cada um possa atualizar a equipe sobre o status das tarefas”, recomenda Charis Carelli, coach de desenvolvimento pessoal.
Fortaleça a autonomia: trabalhar à distância requer confiança entre as partes. É preciso também que todos estejam motivados. Fortalecer a autonomia dos funcionários os deixa mais preparados para solucionar problemas. “Além dos desafios do home office, especialmente no período de isolamento social exigido pela pandemia, existem oportunidades para os indivíduos e as empresas se reinventarem”, diz Charis.