A sensibilidade nos dentes é um dos sintomas mais comuns e que acaba com a alegria de prazeres simples, como tomar um sorvete. A boa notícia é que o problema pode ser simples de se resolver.
Se você sente dor nos dentes ao comer algo um pouco mais gelado ou quente do que o normal, é bem possível que tenha dentes sensíveis. A sensibilidade dental se manifesta como uma pontada aguda depois de se consumir alimentos quentes, frios ou doces.
Uma pesquisa encomendada pela Sensodyne aponta que a sensibilidade nos dentes é o principal problema dental do país, com 32% dos entrevistados afirmando que sofrem com essa condição.
O que causa sensibilidade nos dentes e como este problema pode ser resolvido
Entre as principais causas da sensibilidade estão a erosão do esmalte do dente e a retração da gengiva. O resultado é que a parte interna dos dentes e suas terminações nervosas ficam expostas e mais vulneráveis.
Como a causa do problema é a exposição da dentina, é comum ter sensibilidade com qualquer alimento de temperatura ou acidez extremas, ou também com toque na região afetada durante exame odontológico ou uma simples escovação.
O que pode ser feito quando os dentes estão sensíveis
Alguns hábitos podem piorar a sensibilidade. O excesso de força na escovação, apertar constantemente os dentes por ansiedade e stress, e o uso de cremes dentais abrasivos estão entre os principais fatores que aumentam a sensisbilidade.
Pessoas que têm refluxo precisam ficar atentas. Isso porque a acidez também contribui para aumentar a sensibilidade dental.
Nestes casos, também é recomendável diminuir ou evitar o consumo de alimentos mais ácidos, como frutas cítricas e café.
Além dos fatores citados acima, alterações como o bruxismo contribuem para o surgimento da sensibilidade. Por isso, não deixe de procurar um dentista para diagnosticar o problema e recomendar o tratamento adequado.
Como amenizar a sensibilidade nos dentes
Para resolver o problema de uma vez por todas, o ideal é buscar por um tratamento para sensibilidade nos dentes orientado por um profissional especializado. Porém, algumas dicas podem ajudar a amenizar a dor no seu dia a dia:
- Use a escova correta: o atrito é uma das principais causas de alteração da proteção dos dentes. Por isso, o ideal é sempre priorizar o uso de uma escova macia.
- Escove corretamente: muitas pessoas acreditam que para ter uma boa escovação é preciso usar muita força. Isso é um mito que pode prejudicar a sua saúde bucal. O que realmente limpa os dentes é utilizar o método correto de escovação. Seu dentista pode te ajudar com isso, de acordo com as suas necessidades.
- Use pasta para dentes sensíveis: a escolha de um creme dental específico evita o agravamento da sensibilidade dos dentes.
Que remédio tomar para sensibilidade nos dentes?
O tratamento para sensibilidade começa em uma consulta com um dentista. Somente esse profissional será capaz de descobrir o real motivo do problema e fazer um diagnóstico preciso.
Após a realização do diagnóstico, o dentista iniciará o tratamento no próprio consultório, onde serão aplicados dessensibilizantes. Além disso, o paciente será orientado sobre como manter uma boa higiene bucal.
No caso da retração gengival, o dentista deverá cuidar das lesões com procedimentos restauradores, como cirurgias para aplicação de enxerto no local.
O que é bom para a sensibilidade nos dentes?
Depois da consulta com o especialista, é fundamental manter os cuidados em casa. Fazer bochecho com prescritos à base de flúor e o uso de cremes dentais específicos para sensibilidade dental ajudam na redução da dor.
Além disso, é importante manter uma escovação suave com uma escova de cerdas macias. Por fim, retorne ao dentista depois do prazo estipulado para acompanhar o seu progresso.
Depois de alguns meses, o paciente precisa fazer uma nova visita ao dentista para uma revisão. Este é um procedimento rotineiro que ajuda com o acompanhamento e a manutenção do caso.
Agora que você já sabe o que é a sensibilidade dos dentes e como aliviar as dores, procure um dentista e comece o seu tratamento!