Você entende a importância de um seguro de vida e sabe que é a melhor forma de garantir que seus entes queridos estejam protegidos caso algo lhe aconteça? Entendemos que nem todos pensam assim, e muitos temem a ideia de contratar qualquer coisa que possa dar a impressão de estar “se preparando para um desastre”.
Caso alguém que você ama não queira ou não saiba contratá-lo, é hora de aprender a fazer um seguro de vida para terceiros. Não queremos que você passe por momentos ruins, mas acreditamos que a prevenção é uma grande aliada do ser humano, e esse tipo de seguro permite prevenir problemas financeiros e dores de cabeça aos beneficiários.
Continue lendo este texto para saber se é possível contratar um seguro de vida para terceiros e para descobrir quais são os principais benefícios deste produto.
Por que é importante ter um seguro de vida?
Quem é o principal provedor de um lar precisa garantir que a sua família não vai passar necessidade em caso de falecimento ou incapacidade causada por uma doença ou acidente.
Por isso, é muito importante contar com um seguro de vida que garanta uma indenização caso essas situações adversas aconteçam. Contudo, nem todas as pessoas estão dispostas a garantir essa proteção. Sendo assim, quem quer assegurar um futuro melhor para a sua família precisa considerar fazer um seguro de vida para terceiros.
Existem diferentes tipos de seguro de vida, com prazos e coberturas distintas. Certamente você vai encontrar um produto que atenda todas as necessidades do segurado e dos seus beneficiários.
Posso contratar seguro de vida para terceiros?
É possível contratar um seguro de vida para terceiros. Aliás, muitas empresas contratam um seguro de vida para os seus funcionários no momento da admissão dos mesmos. Contudo, uma pessoa física também pode fazer isso.
No entanto, o terceiro, ou seja, o segurado, precisa estar ciente e concordar em fazer esse seguro. Até mesmo porque ele terá que assinar o contrato.
A maioria das contratações de seguro de vida para terceiros feitas por pessoas físicas são realizadas por cônjuges com o objetivo de garantir a segurança financeira dos seus filhos.
Qual é a diferença entre seguro individual e coletivo?
Os seguros de vida podem ser individuais ou coletivos. Na modalidade individual há apenas duas partes, o contratante e a seguradora.
Já no caso dos seguros coletivos, modalidade utilizada pelas empresas que fazem seguro de vida para os seus colaboradores, existe uma pessoa que representa todos os segurados.
Nesse caso, é essa pessoa quem é responsável por definir as cláusulas do contrato e por incluir os terceiros e beneficiários.
Outra diferença entre essas duas modalidades é que o seguro individual pode perdurar por toda a vida do segurado, já no caso dos coletivos, a apólice deve ser renovada periodicamente.
Sendo assim, é possível contratar tanto um seguro de vida individual para terceiros, quanto um coletivo.
Quem pode ser beneficiário do seguro de vida?
Qualquer pessoa pode ser beneficiária de um seguro de vida, independente da forma como ele foi feito.
Na maioria dos casos, os cônjuges, filhos e pais são colocados como beneficiários do segurado. No entanto, também é possível colocar pessoas que não tenham nenhum parentesco direto com o titular do contrato.
Quais são os principais cuidados na contratação?
Na hora de contratar um seguro de vida é preciso analisar vários fatores, como:
- Cobertura;
- Validade;
- Como a indenização será paga;
- Quem serão os beneficiários;
- Possibilidade de incluir ou excluir beneficiários.
Além disso, é muito importante ler atentamente todas as cláusulas do contrato, para ter certeza quando a seguradora pode ser acionada e qual é o prazo de pagamento da indenização.
Também é fundamental verificar se os dados do segurado e dos seus beneficiários estão corretos. Dessa forma, é possível evitar que haja qualquer problema quando o seguro for acionado
Quais são os principais benefícios do seguro de vida?
Alguns seguros de vida só oferecem cobertura no caso da morte do titular. Sendo assim, somente nessa situação, seus beneficiários podem acionar a seguradora e receber a indenização.
Contudo, também existem outras coberturas, que inclusive permitem que o titular usufrua em vida da indenização.
Alguns seguros garantem uma indenização caso a pessoa que contratou a apólice sofra um acidente que a deixe incapacitada de trabalhar.
Além disso, também existem seguros de vida por tempo pré-determinado. Essa modalidade é muito usada por quem tem uma empresa e quer garantir que os seus herdeiros não percam o controle da companhia após o seu falecimento. Normalmente, esse seguro dura o tempo necessário para que a holding familiar seja estabelecida.
Ainda existe o seguro de vida dotal, essa modalidade funciona de forma similar a uma previdência privada. Nesse caso, o titular recebe a indenização do seguro após um tempo determinado. Esse dinheiro pode ser pago todo de uma vez ou em parcelas.
Em quais situações a seguradora não pode ser acionada?
Apesar de os seguros de vida apresentarem uma cobertura cada vez mais ampla, em algumas situações não é possível acionar a seguradora, mesmo em caso de morte do titular do plano, confira a seguir quais são elas:
- Contaminação radioativa;
- Suicídio;
- Cometimento de atos ilícitos.
Como fazer seguro de vida para outra pessoa?
Quem quer fazer um seguro de vida para terceiros precisa entrar em contato com uma seguradora, analisar os modelos de seguro e as opções de cobertura oferecidos e escolher os que forem melhores a pessoa que será titular do plano e para os seus beneficiários.
Depois, a pessoa para quem o seguro está sendo feito precisa responder um questionário da própria seguradora e assinar um documento afirmando que está ciente e que concorda com a contratação daquele produto.
Após isso, assim como ocorre com os outros seguros de vida, é necessário fazer os pagamentos periódicos.
Caso ocorra alguma situação com o segurado que esteja prevista no contrato, ele ou os seus beneficiários podem acionar a seguradora e solicitar o pagamento da indenização.
Agora que você já sabe que é possível fazer seguro de vida para terceiros e conhece os principais benefícios que esse produto oferece, acesse o site da Seguros Unimed e confira todas as coberturas disponíveis. Faça uma cotação e contrate o seguro que for melhor para você e para a sua família.