Para aproveitar as férias com tranquilidade, você precisa garantir que a sua casa esteja segura durante a sua ausência.
Antes de qualquer viagem, é preciso fazer muitos preparativos, como comprar passagens, arrumar as malas e reservar um quarto de hotel. Contudo, além disso, também é necessário garantir que não haja nenhum problema na sua casa enquanto você está viajando. Sendo assim, você precisa cuidar da segurança residencial nas férias.
Algumas ações simples podem deixar a sua casa mais protegida durante a sua ausência, como instalar câmeras de segurança, reforçar a proteção de portas e janelas e fazer a casa parecer que está sendo ocupada.
Continue lendo este texto para saber como garantir a segurança residencial nas férias. E atenção, ele não vale apenas para quem vai viajar: também trouxemos dicas essenciais para quem vai ficar em casa e precisa cuidar do lar no frio do inverno.
Como proteger a sua casa enquanto você está viajando?
Há várias maneiras de deixar a sua residência mais segura enquanto você está ausente e, dessa forma, diminuir as chances de roubos e acidentes. Sendo assim, veja abaixo algumas dicas práticas de como melhorar a segurança residencial nas férias:
1. Avise uma pessoa de confiança que você vai viajar
Antes de viajar, informe alguém que você confia sobre a sua ausência. Peça para que essa pessoa preste atenção na sua casa e observe se há qualquer movimentação estranha na sua residência.
Vale a pena pedir para essa pessoa verificar o local de vez em quando, abrir as janelas e cuidar das plantas. Dessa forma, a casa não fica parecendo que está abandonada, diminuindo o risco de roubo.
2. Não divulgue os seus planos de viagem em redes sociais
Muitas pessoas divulgam seus planos de viagens nas redes sociais. Por mais que seja legal compartilhar bons momentos com os amigos, é preciso ter cuidado. Algumas pessoas mal intencionadas podem ficar atentas a esse tipo de publicação e aproveitarem a divulgação de planos de viagem para planejarem um assalto.
Sendo assim, evite expor nos seus perfis nas redes sociais todo o seu itinerário e tempo de viagem.
3. Suspenda a entrega de jornais, revistas e de encomendas
Uma das formas de demonstrar que não tem ninguém em casa é o acúmulo de jornais, revistas e encomendas, bem como visitas regulares de entregadores que não são atendidos. Para diminuir os indícios de que você está viajando, é importante suspender as entregas de jornais e revistas.
4. Cheque as trancas das portas e janelas
Antes de viajar é muito importante verificar o estado das trancas da sua casa e analisar se é preciso trocá-las ou reforçá-las para aumentar a segurança do imóvel.
Confira se as janelas estão fechando corretamente, sem deixar frestas. Além disso, caso seja possível, instale grades nas janelas para reforçar a segurança da residência e impedir que um ladrão entre.
5. Desligue a campainha
Outra dica fácil de aplicar para reforçar a segurança residencial nas férias é desligar a campainha da sua casa antes de viajar. Isso porque, alguns assaltantes fazem testes para saber se a casa está ocupada ou não antes de invadirem a residência.
6. Aposte na tecnologia
Muitas pessoas têm o costume de deixar as luzes de casa acesas enquanto estão viajando. Contudo, esse hábito não é bom, já que ele pode evidenciar para os indivíduos mal-intencionados que não tem ninguém naquela residência.
Uma opção para quem quer investir na segurança residencial nas férias é apostar na tecnologia. Já é possível encontrar facilmente sistemas de sensores fotoelétricos que acendem as lâmpadas automaticamente quando o sol se põe e desligam as luzes quando amanhece.
Esse sistema garante que as luzes da sua casa só vão ficar acesas durante o período noturno, o que pode despistar pessoas mal intencionadas.
7. Desligue os aparelhos eletrônicos e feche os registros de água e gás
Antes de sair de casa para viajar, é importante tirar da tomada a maioria dos aparelhos eletrônicos. Só deixe ligados os eletrodomésticos que realmente precisam ficar funcionando na sua ausência, como a geladeira. Isso porque, podem ocorrer quedas de energia na sua residência enquanto você está viajando, o que pode danificar os seus aparelhos eletrônicos.
Também é muito importante fechar o registro de gás, já que o vazamento de gás pode causar acidentes graves, como explosões.
Afinal, há como garantir a segurança residencial nas férias?
Se você quer garantir que a sua casa fique realmente protegida enquanto você está viajando, você precisa de um Seguro Residencial.
Esse seguro cobre o valor de alguns aparelhos eletrônicos danificados por conta de curto-circuitos.
O Seguro Residencial da Unimed ainda traz outros benefícios que os segurados podem usar no dia a dia, como:
- Serviços de manutenção de caixa d’água, calhas e ralos;
- Serviços emergenciais na rede elétrica e na rede hidráulica;
- Serviço de chaveiro.
Quer saber mais ou precisa de uma segurança reforçada nas férias para proteger seu lar? Confira as condições gerais do Unimed Residencial e contrate ainda hoje!