A gravidez é um momento em que a mulher está pronta para mudanças e aberta a tudo o que possa trazer benefícios ao seu filho. Todos sabemos que as escolhas feitas durante a gestação podem trazer benefícios ou malefícios ao bebê.
A mulher tem o papel principal em zelar por estes cuidados, hábitos e escolhas saudáveis tem impacto direto na saúde bucal e na saúde do bebê, esta alteração de comportamento promove a saúde como um todo.
Por isso as ações preventivas são fundamentais para manter o sorriso saudável e por consequência passar bons hábitos de saúde no início da vida da criança.
Sabemos que devido às alterações hormonais que ocorrem na gravidez todo o funcionamento do corpo fica comprometido. Por exemplo: excesso de salivação, maior irrigação de sangue na gengiva e tendência a vômitos são características primordiais de interesse odontológico. Estas alterações podem causar aumento no quadro de cáries e agravar a gengivite, principalmente se não existir boa higiene bucal, vale salientar que as condições alimentares também influenciam nestes problemas.
A gravidez causa cárie?
Não! A gravidez não causa cárie, porém, devido ao consumo de alimentos ricos em açúcar e com maior frequência pode agravar a situação das cáries que já existem.
A gravidez aumenta a frequência de gengivite?
Sim! Devido as alterações hormonais e o aumento do abdômen a capacidade respiratória fica comprometida. Com isso a respiração bucal é mais frequente, tornando a boca seca e por consequência a gengiva fica mais sensível.
Posso receber tratamento odontológico durante a gravidez?
Claro! Se possível, antes de planejar a gravidez procure o dentista para orientação e prevenção. Durante a gravidez se houver necessidade de algum tratamento ele pode e deve ser realizado.
Fica a dica:
- Consumir alimentos ricos em fibras e vitaminas: frutas, legumes, derivados do leite e carnes magras;
- Evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar refinado, alimentos processados e embutidos;
- Aumentar a ingestão de água;
- Usar fio dental em todas as escovações;
- Escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia;
- Procurar o dentista regularmente.
COLABORADORA
Ana Paula Lima da Silva
CROSP: 101.572