Você sabia que o Brasil é o 4º país que mais consome medicamentos no mundo e que boa parte destes medicamentos são descartados incorretamente?
Atualmente, existe pouca legislação referente ao correto descarte de medicamentos vencidos ou sem utilização no país, fazendo com que a população não tenha o devido conhecimento para um uso consciente.
O ato de jogar os produtos no meio ambiente contamina a água, o solo, os animais e prejudica a saúde pública. As substâncias químicas que compõem os medicamentos, quando colocados em condições adversas de temperatura e luz podem se transformar em substâncias tóxicas e prejudicar o equilíbrio do meio ambiente, podendo alterar os ciclos e cadeias alimentares. Por exemplo, um antibiótico descartado indevidamente favorece o surgimento de bactérias resistentes, fazendo com que diversos seres sejam prejudicados.
Após um estudo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estimou que, no Brasil, os volumes de resíduos domiciliares de medicamentos chegam a 19,8 mil toneladas por ano, fato que possibilitou a criação de uma nova regulamentação possibilitando diversas iniciativas voluntárias em farmácias, permitindo o descarte de forma segura de medicamentos vencidos e/ou sobras de tratamentos e suas embalagens para terem um destino adequado.
Os medicamentos vencidos devem ser entregues em postos de coleta. Estes postos podem ser as farmácias ou Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os postos de coleta encaminharão este material às empresas que façam o descarte de maneira segura, evitando a contaminação. Para a entrega de medicamentos injetáveis (insulinas, antitrombóticos e outros), coloque as seringas em um frasco rígido, para que não ocorra o risco de perfurar os dedos ou a mão.
Por isso, a primeira medida é informar-se nas farmácias de sua região se elas participam de algum programa de descarte de sobras de medicamentos e embalagens, ou outros locais que oferecem esta coleta. Clique aqui e encontre um local perto de você para descartar seu medicamento.
Descarte seu medicamento em locais adequados e colabore para um planeta sustentável e saudável.