O Projeto Reciclo, da Seguros Unimed, reúne ações de incentivo à reciclagem de cartões em PVC, como as carteirinhas do seguro saúde, cartões de crédito, débito, etc. Recentemente, foi lançada a campanha Gire a Manivela, que pode contribuir ainda mais para o sucesso dessa iniciativa.
A campanha incentiva a adesão de empresas parceiras (hospitais e laboratórios de sua rede credenciada) ao projeto, disponibilizando máquinas, chamadas de Papa Cartão, para reciclar cartões inutilizados.
A própria pessoa gira uma manivela e vê o cartão sendo cortado em pontos estratégicos, garantindo a segurança do processo. O acionamento é manual, economizando, assim, energia elétrica.
Todo o material coletado é reaproveitado na confecção de novos produtos, como capas de caderno, crachás e réguas. O destino adequado dos resíduos, bem como toda a manutenção do processo, são de responsabilidade da desenvolvedora RS de Paula, parceira da seguradora no Projeto Reciclo.
Existem duas máquinas assim no metrô de São Paulo, nas estações Paraíso e Consolação, uma na matriz da empresa, no bairro Cerqueira César, outra no shopping Continental, além de uma máquina itinerante que circula entre clientes no período de trocar as carteirinhas do seguro saúde.
“A ideia de incentivar o descarte consciente dos cartões inutilizados levou ao recolhimento de 200 mil unidades”, afirma Dr. Rafael Moliterno, presidente da Seguros Unimed. Desse modo, foi minimizado o impacto do descarte incorreto de cartões sobre o meio ambiente. Saiba mais em http://www.gireamanivela.com.br/.