- Capriche na alimentação
Prefira uma dieta equilibrada, com alimentos naturais. É aquela coisa que a gente sempre fala: evite açúcares, gorduras, alimentos ultraprocessados, bebidas alcoólicas e não pule refeições. E preste atenção se não está exagerando no café, pois ele pode dar um gás temporário, mas, em grande quantidade, leva a picos e quedas de energia.
Alguns alimentos são muito bons para manter nosso nível de energia, como:
– Banana (contém carboidratos, vitaminas A, B1, B2 e C, fibras e potássio que previne cãibras);
– Aveia integral (carboidrato que fornece energia sem aumentar os níveis de açúcar no sangue);
– Nozes, amêndoas e castanhas (contém proteínas vegetais, gorduras insaturadas e minerais que reduzem o estresse e aumentam a sensação de energia);
– Ovo (contém proteínas, ferro, colina e vitamina do Complexo B, que melhoram as funções cerebrais e a produção de energia).
- Não se esqueça de tomar água
Além de comer direito, você precisa consumir água ao longo do dia. Quando não nos hidratamos corretamente, o transporte de nutrientes pelo nosso corpo fica prejudicado, assim como a regulação térmica, o metabolismo e a eliminação de toxinas. Tudo isso faz com que a gente não tenha níveis de energia adequados para tocar a nossa rotina.
- Encare a academia
Às vezes, dá aquela preguiça de fazer exercícios físicos, uma vontade de desligar o despertador e continuar dormindo. Mas o fato é: práticas esportivas regulares ajudam a aumentar nossa energia. Isso porque elas melhoram a eficiência cardíaca, fazendo com que mais oxigênio e nutrientes sejam distribuídos pelo corpo, inclusive para o nosso cérebro. Além disso, elas liberam endorfinas, substâncias no cérebro que têm efeitos analgésicos e promovem nosso bem-estar. Então, que tal escolher sua música preferida, chamar aquele amigo ou amiga empolgado(a) e ir para a academia?
- Respeite a rotina de sono
Quem não dorme direito, não tem pique no dia seguinte, né? Isso acontece porque é durante o sono que o nosso corpo passa por processos de recuperação física e mental, consolida a memória e regula os hormônios. A falta de sono leva à fadiga, dificuldades de concentração e aquele mau humor que ninguém aguenta. Por isso, leve a sério sua rotina de sono e durma a quantidade de horas necessárias para seu organismo ter mais disposição no dia seguinte.
- Invista em momentos de lazer
Dar aquela espairecida e ficar do lado de quem a gente gosta, com certeza, recarrega nossas baterias! O lazer e a convivência social ajudam a estimular as endorfinas, o nosso potencial cognitivo e o bom humor, além de reduzirem o estresse. Por isso, é tão importante arrumar tempo para encontrar os amigos e se divertir.
Só que não tem como ter energia se estamos doentes. Então, para deixar sua saúde física e mental em dia, conte com o Seguro de Saúde da Seguros Unimed. Você será acompanhado pelos melhores profissionais de saúde e, se precisar, poderá contar com excelentes hospitais.